Câmara dos Deputados analisa requerimentos de urgência para projetos de lei em homenagem aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.



Câmara dos Deputados analisa requerimentos de urgência em alusão aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

06/12/2023 – 17:36

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Sessão deliberativa do Plenário da Câmara

A Câmara dos Deputados começou a Ordem do Dia e analisa agora vários requerimentos de urgência para projetos de lei de prioridade da bancada feminina, em alusão aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, que se encerra no dia 10 de dezembro.

A iniciativa surgiu a partir do Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e é uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

No Brasil, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ampliou o período para 21 dias, fazendo-o iniciar no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

Assista à sessão ao vivo

Mais informações em instantes

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Francisco Brandão

A Câmara dos Deputados deu início à Ordem do Dia nesta terça-feira, 06 de dezembro de 2023, e está analisando vários requerimentos de urgência para projetos de lei de prioridade da bancada feminina. A ação é uma forma de marcar os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, que se encerra no próximo dia 10 de dezembro.

Inspirada pelo Instituto de Liderança Global das Mulheres em 1991, essa iniciativa representa uma estratégia global de mobilização para a prevenção e eliminação da violência contra as mulheres e meninas. A ação busca mobilizar tanto indivíduos quanto organizações em todo o mundo.

No Brasil, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também ampliou o período para 21 dias, iniciando a campanha no Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro.

A ação da Câmara dos Deputados ocorre em um momento de grande relevância para a discussão sobre os direitos das mulheres e a necessidade de acabar com a violência de gênero. Essa é uma oportunidade única para a sociedade se unir e engajar na prevenção da violência e na defesa dos direitos das mulheres e meninas.

O jornalismo da Câmara dos Deputados continuará acompanhando os desdobramentos dessa importante sessão. Fique ligado para mais informações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo