CGU e PF se unem no combate à corrupção com criação de Grupo Integrado de Enfrentamento aos Crimes de Desvio de Recursos Públicos

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) uniram forças no combate ao desvio de recursos públicos. Na última quinta-feira (7), o ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, e o diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues, assinaram uma portaria conjunta que institui o Grupo Integrado de Enfrentamento aos Crimes de Corrupção e Desvio de Recursos Públicos.

Durante um evento em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção (9 de dezembro), o ministro Vinícius Marques de Carvalho destacou a importância da parceria e enfatizou que ações coordenadas são essenciais para abordar as complexas questões relacionadas à corrupção. Ele ressaltou que a capacidade de detectar ilícitos aumenta com a cooperação entre as entidades, o que reduz os incentivos para que agentes públicos ou privados atuem de forma ilegal.

Além disso, o ministro explicou que a parceria entre CGU e PF permitirá a criação de mais um canal de diálogo e estreitará os laços para que estratégias conjuntas sejam desenvolvidas. Ele ainda mencionou que a integração dará mais escala a determinadas investigações e operações, que podem desencadear ações para investigar outros crimes, como lavagem de dinheiro e outros ilícitos.

Por sua vez, o diretor-geral da PF destacou que o acordo reforça o compromisso da instituição com os interesses do Estado brasileiro e fortalecerá a atuação conjunta no combate à corrupção. Essa parceria representa um passo significativo no sentido de fortalecer o combate à corrupção e à criminalidade no país.

A CGU e a PF têm reforçado a importância do trabalho conjunto para identificar e punir práticas corruptas, de forma a garantir um ambiente mais justo e transparente na administração pública. A criação do Grupo Integrado de Enfrentamento aos Crimes de Corrupção e Desvio de Recursos Públicos demonstra o compromisso das instituições em combater ativamente a corrupção e contribuir para um país mais íntegro e justo. A parceria entre CGU e PF é um passo importante na luta contra a corrupção e representa um avanço significativo na busca por um país mais transparente e ético.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo