Escritor Renan Quinalha lança publicações sobre Movimento LGBTI+ e participa de encontro de Literatura & Diversidade em Fortaleza

No dia 7 de dezembro de 2023, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), em parceria com o For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero e a FLIDS – Festa Literária da Diversidade Sexual, promoveu o evento “Literatura & Diversidade”, que contou com a participação do escritor Renan Quinalha. Durante o evento, Quinalha lançou no Ceará duas publicações: “Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias” (finalista do Prêmio Jabuti 2023) e “Novas fronteiras das histórias LBGTI+ no Brasil”.

O evento teve início às 14h30 com uma roda de conversa sobre “Literatura Cearense LGBTI+”, que contou com a participação das escritoras Fernanda Leite, Cris Soares, e dos escritores Lúcio Flávio Gondim e Camila Cerderia. Em seguida, às 15h30, houve uma roda de conversa com o tema “Movimento LGBTI+ no Brasil – Avanços e Desafios”, com a presença de Renan Quinalha, da Secretária da Diversidade do Estado do Ceará, Mitchelle Meira, e do jornalista e diretor de cinema Émerson Maranhão.

Durante o evento, Renan Quinalha lançou as publicações “Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias” e “Novas fronteiras das histórias LBGTI+ no Brasil”. O escritor é professor de direito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro-consultor da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-SP.

O livro “Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias” é descrito como uma obra destinada a pessoas interessadas em investigar a fundo a temática LGBTI+ e também àquelas que estão iniciando seus estudos sobre gênero e sexualidade. Já o livro “Novas fronteiras das histórias LBGTI+ no Brasil” é reconhecido como uma importante contribuição para a produção de novos conhecimentos sobre a diversidade de experiências de pessoas LGBTI+ em diferentes momentos históricos e lugares do Brasil.

O evento “Literatura & Diversidade” aconteceu no espaço multiuso da Bece e integrou a programação em alusão à semana dos Direitos Humanos, celebrada em 10 de dezembro. A entrada foi gratuita e o evento foi classificado como livre para todos os públicos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo