Prefeito Sarto entrega posto de saúde móvel no bairro Lagoa Redonda e anuncia próximas unidades da programação Vem Saúde.

Nesta quinta-feira, dia 07 de dezembro, o prefeito Sarto entregou mais um posto de saúde itinerante do programa Vem Saúde, localizado no bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza. Essa iniciativa visa levar todos os serviços da Atenção Primária para a comunidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A carreta acolherá temporariamente os serviços do posto de saúde Terezinha Parente, que está passando por reformas.

Durante a entrega, o prefeito destacou os esforços em garantir o atendimento à população e anunciou a próxima unidade móvel entregue, que acolherá os usuários durante as obras de requalificação do posto Floresta, no Álvaro Weyne. Segundo Sarto, além disso, a terceira unidade móvel será destinada ao bairro Álvaro Weyne e, ao todo, serão seis unidades móveis utilizadas enquanto requalificam os postos de saúde para não atrapalhar a mobilidade dos pacientes.

A nova unidade itinerante tem uma área total de 616 m² e conta com recepção, sala de espera e quatro consultórios para atendimento médico e de enfermagem, além de atendimento odontológico garantido. A estrutura ainda dispõe de farmácia básica, laboratório, banheiros, esterilização, vacina e curativos, oferecendo um atendimento completo para a comunidade.

Segundo o secretário da Saúde, Galeno Taumaturgo, a estrutura impressiona pela quantidade de opções que os usuários têm, como vacina, exames ginecológicos, curativos, e conta com um gerador, reservatório de água, saneamento, e internet via satélite, garantindo que as informações cheguem até a Secretaria de Saúde para que possam mensurar os atendimentos da unidade.

Além disso, o posto de Saúde Terezinha Parente, que está passando por reformas, continuará com seu atendimento normal, com algumas equipes atuando na unidade móvel e as demais acolhendo a população em outros equipamentos públicos e entidades sociais.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito fez um apelo à população para buscar os postos de saúde e tomar a vacina bivalente, reforçando a importância da imunização como forma de prevenção contra pequenos surtos de Covid-19.

Além disso, as equipes de saúde da unidade móvel terão acesso à Telemedicina, por meio do serviço “Segunda Opinião”, que oferece a troca de informações entre o médico do posto de saúde e um médico especialista, via sistema. Essa iniciativa qualifica e reduz filas para consultas com médicos especialistas, contribuindo para um atendimento mais eficiente.

Por fim, o programa Vem Saúde também oferta a entrega de medicamentos em casa, por meio dos Tuk-Tuks dos Remédios, beneficiando os fortalezenses com lesão medular que aderiram à distribuição domiciliar, evitando deslocamentos e reduzindo o fluxo de pessoas nas unidades de saúde. A Prefeitura está atuando no cronograma de ampliação da distribuição domiciliar de medicamentos, por meio da contratação de mais 30 triciclos, para beneficiar um número maior de pacientes. A iniciativa visa proporcionar mais comodidade e segurança para os pacientes, além de aliviar a sobrecarga das unidades de saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo