Prefeitura de Fortaleza disponibiliza dose de reforço da vacina contra Covid-19 para idosos e imunocomprometidos a partir de 12 anos

A partir desta quinta-feira (07/12), a Prefeitura de Fortaleza iniciará a disponibilização da dose de reforço da vacina bivalente contra a covid-19 para idosos a partir de 60 anos e imunocomprometidos a partir de 12 anos que tenham recebido a última dose há mais de seis meses. A aplicação ocorrerá nos postos de saúde da Capital, das 7h30 às 18h30. Além disso, nos fins de semana, a população pode procurar o posto de saúde Mattos Dourado e o posto Irmã Hercilia.

De acordo com a coordenadora de imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, a iniciativa de ampliar a vacinação foi definida pelo Ministério da Saúde (MS) e leva em conta o fortalecimento da proteção contra a covid-19, a redução da resposta imune às vacinas e a circulação de novas variantes, incluindo a Ômicron.

Desde o início da vacinação contra covid-19, Fortaleza aplicou 7.331.781 doses monovalentes, além de 446.019 doses da vacina bivalente. Atualmente, 22% da população da cidade está coberta pelo esquema vacinal da vacina bivalente.

O esquema vacinal para a bivalente contra a covid-19 é o seguinte: a primeira dose é para crianças a partir de 6 meses; a segunda dose deve ser conferida no cartão de vacinação para verificar o prazo definido para a aplicação; a terceira dose é para crianças a partir de 6 meses, crianças de 3 e 4 anos que receberam CoronaVac no esquema primário, crianças de 5 a 11 anos e pessoas acima de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses; a quarta dose é para pessoas acima de 18 anos que receberam a terceira dose há quatro meses. A vacina bivalente é para fortalezenses acima de 12 anos que tenham tomado, pelo menos, a primeira e segunda dose da vacina contra a covid-19, imunossuprimidos de 12 anos a 17 anos, 11 meses e 29 dias e pessoas com comorbidades a partir de 12 anos. Por fim, a segunda dose da bivalente é para fortalezenses acima de 60 anos e imunossuprimidos acima de 12 anos que tenham tomado a dose bivalente há pelo menos seis meses.

Conforme o último boletim epidemiológico, entre os dias 22 e 28 de novembro de 2023, a positividade das amostras (RT-PCR) de residentes de Fortaleza, analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen/CE), foi de 31,8%, representando um aumento de 3,3% comparado com a média de positividade da primeira semana de novembro. Isso indica a importância da vacinação e da atenção às medidas de prevenção para conter a propagação do vírus na cidade.

Portanto, a disponibilização da dose de reforço da vacina bivalente contra a covid-19 é uma medida essencial para a proteção da população e para o combate à disseminação do vírus em Fortaleza. A busca pela imunização e a manutenção de hábitos de higiene e distanciamento social são cruciais para enfrentar a atual situação epidemiológica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo