Projeto Movimenta APS fortalece a Atenção Primária à Saúde no Ceará com Oficina e visitas técnicas às UBSs na Região do Litoral Leste/Jaguaribe

O Ceará tem se destacado no fortalecimento da atenção primária à saúde (APS) por meio do Projeto Movimenta APS. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com a Secretaria Executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde (Sepos), realizou nos dias 5 e 6 de dezembro a Oficina de Planificação da Atenção Primária à Saúde (APS) e visitas técnicas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) na Região do Litoral Leste/Jaguaribe.

O principal objetivo do Projeto Movimenta APS é promover ações de educação permanente, planificação da atenção à saúde e o aperfeiçoamento da força de trabalho. Durante a Oficina, que ocorreu em Limoeiro do Norte, e as visitações às UBSs de Quixeré e Icapuí, foi destacada a importância de fortalecer a atenção primária como ordenadora do cuidado e responsável pela continuidade do atendimento. Segundo Vaudelice Mota, secretária executiva de Políticas Públicas da Sesa, a intenção é prestar o melhor atendimento à população e diminuir os casos de doenças que elevam as hospitalizações.

A planificação da APS visa organizar os processos de trabalho das unidades, aperfeiçoar a qualidade do atendimento e garantir ações de resolutividade. Avaliando a organização do atendimento aos grupos prioritários, a qualidade da estrutura física e a cobertura vacinal por meio da busca ativa realizada por agentes de saúde do território, as visitas técnicas têm papel fundamental.

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde da Sesa, Thaís Facó, ressalta que os municípios têm autonomia para gerir a assistência primária, enquanto a Secretaria Estadual atua no apoio técnico, educação permanente e qualificação da APS. Após a Planificação, as Unidades Formativas (UF) da Região Litoral Leste/Jaguaribe, nos municípios de Quixeré e Icapu, serão modelos para a expansão do Movimenta APS no Ceará.

O Projeto também conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias de Estado da Saúde (Conas), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Associação Umane e secretarias municipais de saúde. Além disso, são eleitos tutores municipais e regionais de cada Região de Saúde do Estado para avaliar a qualificação dos processos e proporcionar suporte às unidades.

Dessa forma, o Projeto Movimenta APS tem sido fundamental para fortalecer a atenção primária à saúde no Ceará, buscando sempre a melhoria contínua dos serviços prestados à população. Com a implementação desse projeto, o Estado tem avançado na promoção da saúde e na prevenção de doenças, garantindo atendimento integral e de qualidade a todos os cearenses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo