Seminário na Câmara discute a criação de universidades indígenas para formação de professores nativos





Seminário debaterá sobre universidades indígenas

08/12/2023 – 13:06  

Marcelo Sant·Anna/Governo de Minas Gerais

Alguns cursos buscam formar professores indígenas

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados realiza um seminário na quinta-feira (14) sobre universidades indígenas. O evento será realizado no plenário 12, a partir das 9 horas, a pedido da deputada Célia Xakriabá (Psol-MG).

Ela reclama que até hoje não existem universidades indígenas reconhecidas oficialmente no Brasil. “Mas existem, sim, experiências exitosas de cursos superiores específicos para indígenas, como os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena oferecidos por algumas universidades”, ressalta. Esses cursos buscam formar professores indígenas, fortalecendo suas identidades culturais e valorizando seus conhecimentos tradicionais.

Célia Xakriabá acredita que o seminário “será um espaço amplo de debate sobre as experiências ao redor do mundo – sobretudo na América Latina – que visam construir outros futuros possíveis quando se trata do ensino universitário indígena”.

Da Redação – ND

Seminário na Câmara dos Deputados discutirá universidades indígenas

Publicado em 08/12/2023 – 13:06

Marcelo Sant·Anna/Governo de Minas Gerais

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados promoverá um seminário na próxima quinta-feira (14) para debater a situação das universidades indígenas no Brasil. O evento, solicitado pela deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), acontecerá no plenário 12 a partir das 9 horas.

Segundo a deputada, o Brasil não reconhece oficialmente nenhuma universidade indígena, apesar de existirem cursos superiores específicos para indígenas, como os de Licenciatura Intercultural Indígena oferecidos por algumas universidades. Estes cursos têm como objetivo formar professores indígenas, fortalecendo suas identidades culturais e valorizando seus conhecimentos tradicionais.

Célia Xakriabá acredita que o seminário proporcionará um espaço amplo de debate sobre experiências ao redor do mundo, especialmente na América Latina, que buscam construir outros futuros possíveis para o ensino universitário indígena.

Essa discussão é de extrema importância para a promoção da diversidade e inclusão no ensino superior, garantindo o respeito e valorização da cultura e conhecimento dos povos indígenas.

Por Redação – ND

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