Operação Focus: Forças de Segurança do Ceará prendem 11 adultos e um adolescente em ofensiva contra o crime em Fortaleza e Maracanaú

Na manhã de 9 de dezembro de 2023, uma grande operação das Forças de Segurança do Ceará foi realizada nos bairros de Fortaleza e na cidade de Maracanaú, com o objetivo de coibir crimes e cumprir mandados de prisão em aberto. A Operação Focus foi deflagrada às 09:11 e resultou na captura de 11 adultos e um adolescente.

De acordo com informações fornecidas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a operação teve como base estudos de dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). As equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), em coordenação com a Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) e apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e do Departamento de Inteligência (DIP) da PCCE, concentraram-se nos bairros pertencentes às Áreas Integradas de Segurança 2 e 9 de Fortaleza, além da cidade de Maracanaú (AIS 12).

Durante a operação, nove mandados de prisão foram cumpridos, resultando na captura de nove homens investigados por crimes de homicídios, estupros e roubos. As ofensivas também contaram com o auxílio de policiais civis do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC) e delegacias distritais.

Em uma das diligências, no bairro Genibaú, dois suspeitos foram capturados, um deles, Claudemir dos Santos Oliveira, de 24 anos, possuía passagens por tráfico de drogas, furto e receptação, e um adolescente de 16 anos. Durante a ação, um quilo de drogas, balança de precisão e um carro com sinais de adulteração foram apreendidos.

Além disso, um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo no bairro Jangurussu (AIS 3) na Capital. Na região metropolitana, dois suspeitos foram presos, um apontado como último envolvido em um triplo homicídio e outro por um duplo homicídio e uma lesão corporal. A operação resultou na apreensão de uma pistola e munições.

A operação também tem por finalidade realizar abordagens às pessoas em atitudes suspeitas e veículos. A população pode contribuir com o trabalho policial repassando informações que auxiliem nas investigações para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.

No total, 11 adultos e um adolescente capturados foram colocados à disposição da Justiça. A Operação Focus mostra o empenho das Forças de Segurança do Ceará em coibir e investigar a criminalidade no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo