CBMCE orienta sobre segurança na decoração de Natal para evitar acidentes com fogo e eletricidade

No próximo dia 25 de dezembro, o espírito natalino tomará conta dos corações e das ruas. Estabelecimentos comerciais e residências já se preparam para a celebração, com árvores, luzes, decorações e efeitos especiais. Porém, é importante ressaltar que a segurança durante o processo de compra e instalação da decoração não pode ser negligenciada, como orienta o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Segundo o capitão Filipe Bentemuller, coordenador da Célula Científica de Avaliação de Desempenho do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi/CBMCE), o primeiro cuidado deve ser tomado no momento da compra. Ele enfatiza a importância de optar por enfeites natalinos que possuam o selo do Inmetro, garantindo que os produtos foram testados e são mais seguros. Além disso, ao adquirir uma árvore artificial, é fundamental verificar se o item é resistente ao fogo, conforme indicado na etiqueta.

Para aqueles que pretendem reutilizar decorações do ano anterior, o capitão Bentemuller aconselha realizar uma inspeção visual antes de conectá-las à tomada, verificando se todas as lâmpadas funcionam corretamente e se não existem fios expostos ou ligações defeituosas.

Com a intenção de atrair atenção para suas decorações, muitas famílias e estabelecimentos comerciais investem em itens luminosos e outros objetos que necessitam de eletricidade. O CBMCE alerta sobre a importância de não sobrecarregar as tomadas, respeitando a capacidade máxima de cada circuito. Além disso, velas também são utilizadas na decoração e devem ser mantidas longe de móveis e cortinas, aconselhando-se a colocá-las dentro de um pote de vidro para evitar acidentes.

Caso surja qualquer incidente relacionado à segurança durante a celebração do Natal, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado a qualquer momento, 24 horas por dia, através do número 193.

Por isso, é fundamental que a segurança esteja em primeiro lugar durante esse período de celebração, para garantir que o espírito natalino seja vivenciado de maneira segura e tranquila. Afinal, o Natal é uma época de celebração e união, e não deve ser marcada por acidentes evitáveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo