Orquestra de Câmara do Pantanal se apresenta com Orquestra Sinfônica Brasileira no Parque Madureira neste domingo.

No domingo (10), no Parque Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) se apresenta ao lado de 12 jovens da Orquestra de Câmara do Pantanal. O concerto faz parte das atividades desenvolvidas entre a OSB e os jovens do Programa Vale Música, que participaram de ações didáticas e artísticas juntos ao longo do ano.

A orquestra do Pantanal é parte do Programa Vale Música de Corumbá, do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. No concerto, também se apresentarão estudantes de música do mesmo projeto nas cidades de Belém e Serra (ES).

A programação do concerto inclui músicas de compositores como Bizet, Puccini e Villa-Lobos, e terá como solista a soprano Gabriella Pace. A regência será do maestro Renan Cardoso. O evento é gratuito e tem classificação livre.

A diretora e fundadora do Instituto Moinho Cultural, Márcia Rolón, contou que a OSB ministra aulas online e presenciais para os alunos de música da entidade nas três cidades e, no concerto, as duas orquestras comemoram a parceria. Segundo Márcia, o formato de intercâmbio dos jovens é “muito forte e compacto, no qual a gente já está trabalhando há dois anos”.

Além disso, o Instituto Moinho Cultural vai comemorar 20 anos de existência em 2024 com o lançamento de um livro que narra sua trajetória. O instituto desenvolveu uma metodologia própria de trabalhar na fronteira com a Bolívia, promovendo uma cultura de paz por meio da música, dança, tecnologia e cultura literária.

O concerto deste domingo faz parte do programa de responsabilidade social da Fundação OSB, em atuação desde 2017, que já esteve presente em 30 municípios e impactou diretamente mais de 5,5 mil alunos. A iniciativa tem como objetivo a valorização da cultura local, a transformação social em territórios de vulnerabilidade socioeconômica e a aproximação do público jovem da música de concerto, levando aprimoramento técnico a estudantes de música atendidos por projetos sociais parceiros.

O Instituto Moinho Cultural começou com 180 alunos em corpos artísticos de música e dança e, hoje, contabiliza mais de 100 mil beneficiados, direta e indiretamente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo