Brasil é escolhido como sede da COP30 em Belém, confirmando realização do encontro climático na Amazônia em 2025.

Durante a sessão plenária da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi anunciada a escolha do Brasil como sede da COP30, que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. A cidade escolhida para sediar esse importante encontro foi Belém, a capital do Pará.

Essa decisão foi tomada de forma unânime nesta segunda-feira (11), durante a COP28. De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a escolha de Belém para sediar a COP30 é uma maneira de destacar a importância da Amazônia brasileira no combate ao aquecimento global.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a candidatura do Brasil para a COP30 durante a COP27 no Egito, destacando a importância do país e sua experiência na transição energética. A ministra Marina Silva ressaltou a conexão entre as convenções assinadas na Rio 92 e a maneira como a Amazônia representa essa interligação.

Com a realização da COP30 em Belém, o Brasil receberá um grande número de visitantes, estimado em cerca de 50 mil pessoas, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Essa será a primeira vez que a COP acontecerá na Amazônia, marcando os 10 anos do Acordo de Paris, assinado durante a COP21 na capital francesa em 2015.

O acordo estabeleceu metas para a redução das emissões de gases causadores do aquecimento global. A crise climática decorrente do aumento da temperatura do planeta, causada pela emissão de gases do efeito estufa, tem sido marcada por eventos climáticos extremos, como ondas de calor, secas e chuvas intensas. O Acordo de Paris visa limitar o aumento da temperatura global a menos de 2ºC acima dos níveis pré-industriais, buscando preferencialmente limite a 1,5ºC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo