MEC anuncia que o Sisu passará a ter apenas uma edição por ano a partir de 2024, com mais detalhes a serem divulgados em breve.

A partir de 2024, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá apenas uma edição por ano. O programa, que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas de todo o país com base na nota do Enem, passará por essa mudança, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O edital do próximo ano será publicado ainda nesta semana e trará mais detalhes sobre a alteração.

Criado em 2009 e implementado em 2010, o Sisu tradicionalmente realizava duas seleções por ano, no primeiro e no segundo semestre. No entanto, a partir do próximo ano, o processo seletivo será reduzido para apenas uma edição anual.

O Sisu é um sistema que reúne em uma mesma plataforma as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais. O acesso é permitido para estudantes que tenham participado do Enem mais recente e que não tenham zerado a prova de redação.

Durante o período de inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de curso para concorrer a vagas. A nota de corte de cada curso é divulgada diariamente, com base nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento. Além disso, os candidatos têm o direito de mudar de opção de curso até o último dia de inscrição.

A primeira edição do Sisu no início do ano é a que tem a maior participação de instituições e a maior oferta de vagas. Em 2023, foram ofertadas 226.399 vagas de 6.402 cursos de graduação em 128 instituições federais, estaduais ou municipais de ensino, incluindo 63 universidades federais. Já a segunda edição do mesmo ano disponibilizou 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, de 65 instituições de educação superior.

Com a redução para uma única edição por ano, é importante que os estudantes estejam atentos às informações e prazos para não perderem a oportunidade de concorrer a uma vaga nas instituições públicas de ensino superior. A publicação do edital do Sisu de 2024 trará mais informações sobre como será o novo processo de seleção de estudantes para as universidades públicas do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo