Sala de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência é Inaugurada no Hospital César Cals, no Ceará, Garantindo Atendimento Especializado

No dia 11 de dezembro de 2023, às 15h40, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), inaugurou a Sala de Acolhimento a mulheres vítimas de violência. O ambiente foi projetado para proporcionar conforto e escuta qualificada, afastando a ideia de um consultório hospitalar tradicional. Localizada no setor ambulatorial do hospital, a sala tem como objetivo oferecer segurança, tranquilidade, exclusividade e sigilo às pacientes em um momento delicado e de vulnerabilidade.

A Sala de Acolhimento é mais uma ação do programa Vitória-Régia, parte da Rede Estadual de Atenção a Mulheres, Adolescentes e Crianças em Situação de Violência – Pontos de Luz. O programa busca fornecer atendimento integral e especializado a vítimas de violência sexual e doméstica, de acordo com os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde.

A assistente social, Maria Delfino da Silva, destacou a importância do novo espaço, enfatizando que o HGCC está comprometido em oferecer um atendimento direcionado às mulheres em situação de violência. Ela ressaltou que a nova sala é uma ampliação e uma conquista do projeto, proporcionando às pacientes um ambiente de protocolos, acolhimento e escuta.

Além disso, as mulheres acolhidas no novo ambiente serão aquelas em que a violência foi praticada há mais de 72 horas, sendo acompanhadas por até seis meses por uma equipe de profissionais preparados, como assistentes sociais, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos. A coordenadora de Serviço Social, Marusa Tatiana Freitas, enfatizou a importância de garantir o direito de sigilo da mulher em um espaço exclusivo de acolhimento e escuta.

O diretor técnico do HGCC, Paulo Ponte Prado, ressaltou a iniciativa do hospital em atender às necessidades do programa e oferecer um atendimento de qualidade e adequado às pacientes. Desde sua implementação em 2022, o programa Vitória-Régia já atendeu e acompanhou 29 casos até novembro de 2023, demonstrando a relevância e a necessidade do serviço para a comunidade.

A inauguração da Sala de Acolhimento no Hospital Geral Dr. César Cals representa um avanço no atendimento às mulheres vítimas de violência, promovendo tanto a segurança física quanto o suporte emocional necessário para superar momentos difíceis. Este é um passo importante na luta contra a violência de gênero e uma demonstração do compromisso institucional em proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para as vítimas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo