Prefeitura de Fortaleza reforça salvamento aquático na orla com entrega de novos veículos para Guarda Municipal

A Prefeitura de Fortaleza entregou três motos aquáticas (jet-skis), um quadriciclo e 50 bicicletas para reforçar o trabalho de salvamento aquático e ciclopatrulhamento. O prefeito José Sarto ressaltou que os investimentos contribuem para a ampliação da capacidade de salvamento de vidas na cidade. Segundo ele, até novembro de 2023, a Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) já contabilizou um aumento de mais de 100 pessoas salvas em comparação ao ano passado.

Durante a solenidade de entrega, o prefeito destacou a importância dos novos equipamentos, que incluem binóculos, flutuadores e pranchas, auxiliando no atendimento das equipes em casos de afogamentos múltiplos. Ele salientou que, além dos jet-skis e das bicicletas, foram entregues materiais destinados à segurança da população e dos servidores da Guarda Municipal, totalizando um investimento de mais de R$ 1,5 milhão.

Os novos veículos irão beneficiar a cobertura de resgate de vítimas de afogamentos e o trabalho de orientação aos banhistas, tanto cearenses como turistas. O secretário da Segurança Cidadã (Sesec), Cel. Holanda, enfatizou que a equipe de salvamento aquático da Guarda Municipal passará a ter mais agilidade e sucesso nos salvamentos, assim como os ciclopatrulheiros.

Os guardas-vidas da ISA passaram por uma capacitação específica, de 40 horas-aulas, em novembro, com a Marinha do Brasil. O treinamento abordou legislação sobre tráfego aquaviário, manobras com embarcações, segurança na navegação, técnicas de sobrevivência e comunicação, entre outros conteúdos. Da mesma forma, os agentes da Iciclo (Inspetoria de Ciclopatrulhamento) receberam capacitação para o melhor desempenho profissional em suas rotinas de trabalho.

Os investimentos e capacitações visam aprimorar as ações de salvamento aquático e ciclopatrulhamento, visando a segurança dos banhistas e auxiliando na prevenção de crimes e delitos. A ISA, que completou 55 anos de existência, recomenda à população e banhistas que sempre procurem seus agentes antes de entrar no mar para saber os melhores locais para um banho seguro e consciente.

A entrega dos novos equipamentos pela Prefeitura de Fortaleza demonstra o compromisso com a segurança e a qualidade de atendimento aos cidadãos, reforçando a capacidade de resposta e a eficiência das operações de salvamento na cidade. Com os investimentos realizados, espera-se uma redução significativa nos índices de afogamentos e acidentes aquáticos, garantindo a proteção dos frequentadores das praias e o bem-estar da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo