Atendimento domiciliar: o papel dos cuidadores na transição hospitalar e no cuidado de pacientes em casa

No dia 13 de dezembro de 2023, a Casa de Cuidados do Ceará (CCC) e o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) foram destaque por promoverem o atendimento domiciliar e a desospitalização de pacientes. Nestas unidades da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os cuidadores desempenham um papel fundamental em parceria com as equipes multidisciplinares no processo de desospitalização.

A Casa de Cuidados do Ceará foi inaugurada com o objetivo de ser um equipamento de transição hospitalar, contando com uma equipe multidisciplinar composta por diversos profissionais de saúde, além dos cuidadores. Atualmente, são 50 pessoas desempenhando a função de cuidador no CCC, distribuídas em três perfis: familiar, voluntário e contratado.

Além disso, os cuidadores recebem treinamento personalizado com relação aos cuidados, como administração de analgésicos, prevenção de úlceras por pressão, manuseio de sondas e traqueóstomo, técnicas de aspiração, e administração de uma dieta apropriada, entre outros cuidados.

Um exemplo marcante é o de Andrea Abreu, que passou pelo treinamento para aprender a cuidar do marido, Reinaldo Neves, que ficou com sequelas após um acidente de trânsito. Ela revelou que seu marido está em tratamento na Casa de Cuidados do Ceará e que mesmo com a nova rotina, acredita que ele estará em casa até o Natal.

Já no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, o apoio dos cuidadores também é fundamental para os pacientes atendidos em casa. Cerca de 200 pacientes recebem atenção domiciliar através deste serviço, sendo os cuidadores responsáveis pelos cuidados diários.

Um exemplo é o de Rosenir Cavalcante, que se tornou a cuidadora da mãe, Francisca, de 77 anos. Ela contou que é um desafio muito grande ser cuidadora, mas que conta com ajuda da equipe do SAD, que oferece orientações sobre cuidados com sondas, pacientes em ventilação mecânica e realização de curativos, entre outros.

Desta forma, os cuidadores desempenham um papel fundamental no processo de desospitalização e no atendimento domiciliar, sendo considerados o elo dessa corrente do cuidado, oferecendo apoio e amor aos pacientes e suas famílias. Eles são peças fundamentais nos processos de reabilitação e recuperação dos pacientes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo