Visita ao Açude Fogareiro marca início da construção de adutora permanente para segurança hídrica em Quixeramobim

Nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro de 2023, representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) realizaram uma visita ao açude Fogareiro, em Quixeramobim. O Presidente da Cogerh, Yuri Castro, o Superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira, e o Gerente Regional da Cogerh, Luis César, estiveram no local para fazer um levantamento visando iniciar o projeto de construção da adutora definitiva do açude Fogareiro.

A ação faz parte de um planejamento para mitigar os efeitos do El Niño no Ceará, elaborado em conjunto com outros órgãos do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos do estado. O objetivo é oferecer mais segurança hídrica na região, especialmente em tempos de estiagem. A adutora definitiva do açude Fogareiro levará água para a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Quixeramobim.

Segundo o presidente da Cogerh, Yuri Castro, a construção do sistema adutor representará mais uma alternativa de segurança hídrica para a cidade de Quixeramobim. Ele ressalta que o plano é trazer mais garantia de oferta de água para a região do Sertão Central do Ceará. Além disso, a construção da adutora definitiva se faz necessária, mesmo com a existência de um projeto de rede de adutoras por meio do Malha d’Água. A adutora já existente é de montagem rápida e é utilizada em tempos de estiagem.

“A nossa meta é tornar essa adutora uma realidade definitiva. Além disso, já existe o projeto da adutora do Malha D’água vindo do açude Banabuiú, financiado com recursos do Banco Mundial”, explicou Yuri Castro. O superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira, ressaltou a importância da ação para o plano de contingência visando mitigar os efeitos do El Niño. O projeto já está sendo incorporado ao planejamento de 2024.

A construção da adutora definitiva do açude Fogareiro é mais uma medida importante para garantir o abastecimento de água em uma região tão afetada pela estiagem. A iniciativa reflete o compromisso do governo do Ceará em enfrentar os desafios causados pelo clima e assegurar a segurança hídrica da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo