CRAS de Fortaleza promovem encontro para troca de experiências e resultados alcançados pelo Serviço PAIF na proteção social básica.

No último dia 14 de dezembro, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) proporcionaram um espaço de interação e compartilhamento de histórias de sucesso. Durante o XI Encontro PAIF, realizado no Cuca Mondubim, beneficiários tiveram a oportunidade de relatar como o apoio da Assistência Social da Prefeitura de Fortaleza foi fundamental para superar momentos críticos.

O PAIF, que faz parte da proteção social básica prevista pelo Sistema Único da Assistência Social (SUAS), tem como objetivo fortalecer a função protetiva e prevenir a ruptura de vínculos em famílias em situação de vulnerabilidade social. Até outubro, os 27 CRAS de Fortaleza atenderam 4.588 famílias por meio do PAIF, promovendo inclusão em programas sociais de acesso à renda, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada, entre outros.

Além disso, o Serviço acolhe demandas relacionadas à insegurança alimentar, moradia, acesso à documentação, encaminhando os casos para a rede socioassistencial e políticas públicas específicas, conforme a necessidade de cada pessoa atendida. As equipes que atuam nos CRAS realizam visitas domiciliares, atendimento individualizado, grupos com famílias, oficinas educativas, encaminhamentos e ações comunitárias, visando promover acesso a direitos e contribuir para a qualidade de vida e autonomia dos usuários.

Durante o encontro, duas histórias se destacaram. A primeira foi a de Francimeire Lopes Lima, moradora do Novo Mondubim, que teve um contato inicial com o CRAS em 2016. Segundo Lima, o apoio recebido foi fundamental para seu crescimento pessoal e profissional. Atualmente, ela trabalha com carteira assinada no Hospital da Mulher, graças à assistência recebida.

A segunda história foi a de Francisco Robson Castelo de Oliveira, também morador do Novo Mondubim. Ele relata ter chegado em um momento de profunda debilidade e sem rumo. O atendimento e suporte oferecido pelo CRAS o ajudaram a acessar programas de educação, como a Academia Enem, além de benefícios como o Programa Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.

Durante o evento, gestores da Assistência Social enfatizaram a importância do Serviço PAIF nas regiões mais vulneráveis da cidade. O secretário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Francisco Ibiapina, parabenizou os profissionais que atuam no Serviço e reconheceu os resultados positivos do acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade.

Enilce Vieira e Guilhermina Fernandes, respectivamente gerentes da Célula de Gestão do Sistema Único da Assistência Social e da Célula de Proteção Básica da SHDS, destacaram a importância da construção de vínculos e do impacto positivo na autoestima e cidadania das pessoas atendidas pelo PAIF.

O XI Encontro PAIF foi, portanto, um momento importante para demonstrar como a Assistência Social da Prefeitura de Fortaleza tem sido fundamental na transformação da realidade de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo