SDA e FIDA concluem primeira etapa de construção do Projeto Paulo Freire II, que fortalece a agricultura familiar no Ceará

No dia 15 de dezembro de 2023, a primeira etapa do processo de construção do Projeto Paulo Freire II foi finalizada, com a delegação do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) cumprindo agenda de viagens a municípios cearenses para visitar experiências da agricultura familiar. A sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em Fortaleza, foi o local onde a nova fase foi concluída.

O secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, explicou que após as visitas de campo, eles se reuniram para alinhar estratégias e construir as possibilidades concretas para a elaboração do desenho do Projeto Paulo Freire II. A intenção é agregar ações exitosas do estado do Ceará e olhar para o Paulo Freire I e outros projetos, para assim desenhar um Projeto Paulo Freire II com bons resultados para as famílias da agricultura familiar do estado.

O oficial de programas do FIDA no Brasil, Hardi Vieira, destacou a importância da etapa realizada, ressaltando que estudos importantes de avaliação de impacto oriundos da primeira fase do Paulo Freire I vão orientar a nova fase.

Pedro Neto, secretário executivo de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, enfatizou que a etapa concluída será essencial para a elaboração do novo projeto e que a expectativa é que a segunda fase do Projeto Paulo Freire contribua para o desenvolvimento agrário do Estado.

A segunda parte da missão do desenho do Projeto Paulo Freire está marcada para 2024, onde serão finalizados documentos e cronogramas. A missão vai trabalhar visando a continuação do trabalho junto às comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade social e de extrema pobreza.

Por fim, o Projeto Paulo Freire II é uma política pública do Governo do Estado do Ceará por meio do acordo de empréstimo com Fida e Aecid, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). A ação busca fortalecer estratégias de convivência com o semiárido, agroecologia, segurança alimentar e nutricional, promoção da igualdade de gênero e raça/etnia e o protagonismo e expressão das juventudes rurais. A expectativa é que o projeto traga impacto positivo para as famílias da agricultura familiar do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo