Operação coordenada pela SSPDS e PCCE resulta na prisão de líder de organização criminosa responsável por homicídios no Ceará.

No último dia 14 de dezembro de 2023, uma ação coordenada pelo Grupo Integrado de Inteligência e Investigação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou na prisão em flagrante de Reydene Márcio Santana Silva de Sousa, de 36 anos, por integrar uma organização criminosa, suspeito de ser o mandante de crimes de homicídios registrados nas cidades de Maracanaú e Maranguape, na Área Integrada de Segurança 12 e 24 (AIS 12 e 24) do Estado.

Reydene, conhecido como “Reydenis”, “R10” ou “RD”, já possuía antecedentes criminais por homicídio, homicídio tentado, roubo de veículo, roubo, receptação, crimes contra o patrimônio e uso de entorpecentes. Ele é apontado como chefe de um grupo criminoso com atuação em Maracanaú e Maranguape, além de ser suspeito de ser mandante de diversos homicídios nos bairros de Jaçanaú e Parque Tijuca, em Maracanaú, e de participar em outros crimes relacionados à sua atuação como criminoso.

As investigações levaram à localização e captura de Reydene no município de São Gonçalo do Amarante, onde foi apreendido um aparelho celular em sua posse. O suspeito foi conduzido para uma unidade policial, onde foi autuado em flagrante por integrar organização criminosa, e está sob custódia à disposição da Justiça.

A operação contou com a coordenação da Delegacia Metropolitana de Maracanaú, com apoio do Departamento de Polícia Judiciária de Metropolitana (DPJM) e da Delegacia Metropolitana de Maranguape, além de suporte da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Delegacia Metropolitana de Caucaia e da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.

Além da prisão de Reydene, na última terça-feira (12), Antônio Alexandre Ferreira Neto, de 25 anos, também foi preso por exercer um papel de chefia dentro do mesmo grupo criminoso de Reydene, no bairro Granja Portugal (AIS 2) de Fortaleza.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-2830, da Delegacia Metropolitana de Maracanaú, com garantia de sigilo e anonimato. Esta ação faz parte de uma série de ofensivas coordenadas pelo Grupo Integrado de Inteligência e Investigação da SSPDS e PCCE, visando combater a criminalidade no Estado do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo