CGE do Ceará recebe recomendação para recertificação na ISO 9001:2015 após Auditoria Externa da Qualidade

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) recebeu a recomendação para sua recertificação na norma ISO 9001:2015. A notícia foi relatada pelos auditores da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, após a realização da Auditoria Externa da Qualidade, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de dezembro. Durante a auditoria, foi verificado se o Sistema da Gestão da Qualidade da CGE continua atendendo aos requisitos da norma ISO 9001.

A auditoria contemplou diversos processos da instituição, incluindo a Gestão Institucional, Gestão do Sistema Estadual de Ouvidoria, Gestão de Planejamento e Orçamento, Controladoria Governamental, Gestão de Comunicação, Gestão dos Sistemas de Ética e Transparência, Gestão de TIC, Assessoramento Jurídico, Gestão de Riscos e Controle Interno, Auditoria Interna Governamental, Gestão de Pessoas, Gestão de Compras e Serviços, e Gestão de Relacionamento Setorial com a Sociedade.

A norma ISO 9001:2015 foca na gestão por processos e é específica para a certificação de Sistema de Gestão da Qualidade. Ela indica que a organização executa boas práticas de gestão, promovendo a melhoria contínua de todos os seus processos, buscando a eficiência operacional e a qualidade dos serviços oferecidos pelo órgão.

Há uma década, em 2009, a CGE iniciou a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e recebeu sua primeira certificação em novembro de 2011. Com isso, tornou-se o primeiro órgão da administração pública direta do país a ter todas as suas áreas certificadas no Sistema de Gestão da Qualidade.

A recomendação para a recertificação na ISO 9001:2015 é um reconhecimento do comprometimento da CGE com a qualidade de seus serviços, assim como a eficiência operacional. Isso reforça o papel da instituição como referência em boas práticas de gestão no setor público, demonstrando o compromisso com a excelência e com a melhoria contínua.

Por meio deste processo de recertificação, a CGE reafirma seu compromisso em manter os padrões de qualidade exigidos pela norma e em garantir a eficiência e transparência em suas atividades. Com isso, reforça sua posição de destaque na administração pública, servindo de exemplo para outras instituições que buscam aprimorar sua gestão interna.

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