Prazo para aplicação da vacina bivalente contra covid-19 em Fortaleza é estendido até 31 de dezembro, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Fortaleza está dando continuidade à aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 para os moradores da cidade com 12 anos de idade ou mais. Esta medida atende à recomendação do Ministério da Saúde (MS) e continuará em vigor até o dia 31 de dezembro. Após essa data, novas orientações serão divulgadas acerca da vacinação e dos esquemas de doses para prevenir a doença.

Para receber a vacina bivalente, é necessário ter completado pelo menos as duas primeiras doses da vacina, sendo que a última dose deve ter sido tomada há pelo menos quatro meses. Adolescentes que já tomaram a terceira dose da vacina monovalente para a covid-19 não precisam receber o reforço com a vacina bivalente.

Essa ampliação no programa de vacinação tem como objetivo imunizar o maior número de pessoas possível, oferecendo a proteção necessária contra a variante original do vírus da covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a ômicron.

A vacinação está ocorrendo nos postos de saúde da capital cearense, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos fins de semana, o público pode buscar atendimento nos postos Matos Dourado e Irmã Hercília.

Além disso, a cidade realizou três mutirões de vacinação durante o mês de dezembro, totalizando 7.730.970 doses monovalentes aplicadas desde o início da vacinação contra a Covid-19, além de 522.508 doses da vacina bivalente. Atualmente, Fortaleza tem 25,7% de cobertura do esquema da vacina bivalente.

O esquema vacinal proposto inclui a aplicação de quatro doses para adultos, duas delas destinadas a fortalezenses acima de 12 anos. A documentação necessária para receber a vacina depende da faixa etária e está detalhada nos seguintes parágrafos.

Por fim, o recebimento da vacina requer cuidados para as pessoas com síndrome gripal. Por exemplo, pessoas com covid-19 só devem receber a vacina 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo. Em casos negativos para o coronavírus, mas com sintomas leves de síndrome gripal, como coriza, espirros ou tosse, não há contraindicações. A vacinação só deve ocorrer após 48 horas do desaparecimento dos sintomas de febre.

A Prefeitura de Fortaleza segue comprometida em garantir a imunização de sua população e monitorar ativamente o avanço da vacinação contra a doença, garantindo que as pessoas estejam protegidas da melhor maneira possível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo