Projeto ‘Ao cansaço, segue-se o sonho’ apresenta a figura feminina no teatro cearense em atividade gratuita nas Rotas de Criação

“Ao cansaço, segue-se o sonho”: projeto de teatro da Escola Porto Iracema das Artes será apresentado em Rotas de Criação

O Laboratório de Teatro da Escola Porto Iracema das Artes, que é um equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), está em processo de desenvolvimento do projeto “Ao cansaço, segue-se o sonho”. Neste projeto, que estuda o papel feminino no teatro cearense, as artistas Sol Moufer, Larissa Goes e Sara Síntique realizam uma investigação sobre a experiência e os arquivos de atrizes cearenses, utilizando como plano para a elaboração poética do teatro documentário.

O projeto, que tem como inspiração o material levantado de dez atrizes cearenses durante os anos de 2012 a 2019, bem como o texto “Experiência e pobreza” de Walter Benjamin, explora a vivência de atrizes vivas, de gerações, pensamentos e classes sociais diversas, que têm em comum a necessidade de “se manterem vivas” enquanto atrizes. Com a orientação de Daniele Avila Small, o projeto busca transitar na borda entre a vida e a arte, entre o documento e a ficção, a memória e o desejo.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto. Neste contexto, o projeto “Ao cansaço, segue-se o sonho” convida pessoas interessadas a participar de um momento de imersão artística. A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorrerá na quarta-feira (20), às 19h, na Sala de Teatro da Escola Porto.

Durante a apresentação do projeto, os espectadores terão a oportunidade de acompanhar a investigação realizada pelas artistas, bem como compreender a proposta de formação e criação cênica que busca resgatar as histórias e experiências das atrizes cearenses. O projeto é também um reflexo da longa pesquisa realizada pela atriz Sol Moufer, em parceria com outras atrizes, sobre o difícil ofício de atuar. O projeto conta com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A Escola Porto Iracema das Artes é um importante centro de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, que desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro. Criada há dez anos, a escola oferece cursos gratuitos nas diversas linguagens artísticas e é reconhecida por proporcionar oportunidades de aprendizado e aprimoramento para artistas em diferentes estágios de suas carreiras.

O projeto “Ao cansaço, segue-se o sonho” é mais uma iniciativa que contribui para a promoção da cultura e o incentivo à formação de novos talentos no cenário artístico cearense. A apresentação do projeto em Rotas de Criação é uma oportunidade para o público conhecer de perto o resultado do trabalho dessas artistas e se envolver em uma experiência artística singular.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo