Centro de Eventos do Ceará registra crescimento de 20% em 2023 e projeta agenda cheia para o próximo ano

Em um cenário de retomada do setor de eventos, o Centro de Eventos do Ceará (CEC) comemora um balanço positivo para o ano de 2023. Segundo informações da Secretaria do Turismo (Setur) do estado, o local registrou um crescimento de cerca de 20% em comparação com o ano anterior, demonstrando o impacto positivo do equipamento para o turismo de negócios na região.

A secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque, ressaltou o papel do CEC como um dos mais modernos da América Latina e o principal impulsionador do turismo de negócios no Ceará. Ela destacou a ótima infraestrutura, a versatilidade do espaço e as ações de promoção realizadas para atrair novos eventos. De acordo com a secretária, os participantes dos congressos, feiras e convenções têm contribuído para o crescimento da cadeia produtiva do turismo.

Dados da pesquisa realizada pela Setur indicam que aproximadamente 537 mil pessoas participaram dos eventos sediados no CEC em 2023. Cada viajante que participa de feiras ou congressos no estado gasta uma média de R$ 700 por dia, com uma estadia média de cinco dias, o que contribui para o fortalecimento da economia local.

O portfólio de eventos realizados no CEC abrange uma variedade de segmentos, incluindo encontros de negócios, moda, música e saúde. Destaques foram para o Intersolar Summit, a Expoevangélica, reunião do Consórcio Nordeste, o Congresso do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a presença de artistas renomados como Marisa Monte, Leonardo e o grupo Sorriso Maroto. A presidente da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), Enid Câmara, destacou a importância do CEC como um equipamento competitivo e sua contribuição para a retomada do setor pós-pandemia.

Para o próximo ano, o CEC já conta com 91,8% dos eventos firmados e/ou agendados, com 112 eventos pré-agendados. Alguns eventos já conhecidos no calendário do estado estão confirmados, como a Expoconstruir, o Mara Cakes Fair, o Encontro de Mulheres Pague Menos e as edições do Sana.

Além disso, como parte da política de promoção do Ceará, o CEC esteve presente em feiras turísticas internacionais focadas no segmento Mice. A presença em eventos como a Fiexpo Latin América e a IBTM World, em Barcelona, fazem parte do objetivo de tornar o CEC um dos locais mais buscados para eventos em todo o mundo. Com a participação de público e palestrantes internacionais em diversos eventos, o Centro de Eventos do Ceará demonstra seu potencial de atrair eventos de grande porte, impulsionando não só o turismo de negócios, mas também a economia do estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo