Grupo de brasileiros em Gaza se prepara para retornar ao Brasil em voo da operação Voltando em Paz. Aeronave da FAB decola rumo ao Cairo.

Um grupo de brasileiros e seus familiares que estavam vivendo em Gaza se preparam para retornar ao Brasil em mais uma etapa da operação Voltando em Paz, que está sendo conduzida pelo governo federal. Nesta quinta-feira (21), um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, em direção ao Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o número exato de pessoas que serão repatriadas nesse voo. No entanto, esse será o terceiro voo de retorno dos brasileiros que estavam em Gaza desde o início dos ataques israelenses ao território palestino, em outubro deste ano.

A aeronave, um KC-30 (Airbus A330 200), também está transportando um carregamento humanitário de seis toneladas, contendo purificadores e kits voltaicos fornecidos pelo governo brasileiro. A previsão é que o voo chegue ao Cairo por volta das 22h30 desta quinta-feira, no horário de Brasília.

Após uma breve parada no Egito, o avião seguirá viagem de volta ao Brasil, com a estimativa de chegada em solo brasileiro na manhã do próximo sábado (23), com pouso previsto para as 8h, no horário de Brasília, na Base Aérea da capital federal.

Desde o início da operação Voltando em Paz, já foram repatriadas um total de 1.525 pessoas em 11 voos, sendo a maioria (1.413) provenientes de Israel, 80 vindos de Gaza e 32 da região da Cisjordânia, outro território palestino.

Essa operação tem sido fundamental para garantir o retorno seguro e o suporte necessário aos brasileiros que estavam vivendo em áreas afetadas por conflitos, demonstrando a preocupação e o compromisso do governo brasileiro em proteger seus cidadãos em situações de crise internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo