Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes promove performance híbrida e acessível nas Rotas de Criação

Na última quinta-feira, dia 21 de dezembro de 2023, o projeto “mãozinha”, integrante do Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes, se apresentou nas Rotas de Criação. O evento teve início às 18h e contou com uma performance de céu Vasconcelos, proponente do projeto, no pátio da Escola. Além disso, houve uma instalação na Galeria Leonilson com proposições desenvolvidas pelo artista.

O projeto “mãozinha” propõe uma revisitação histórica das próteses em escala mundial aliada às necessidades do capitalismo e da corponormatividade. Segundo o artista, que nasceu com uma deficiência caracterizada como hipoplasia em sua mão direita, a proposta é a construção de objetos protéticos efêmeros que, acoplados em seu corpo, borram a função “normalizadora” instituída para as próteses. O projeto busca investigar a possibilidade de construir um novo corpo, que nega as noções de normalidade e se torna híbrido, transmutado, aleijado e transfigurado.

A tutoria do projeto é de Jota Mombaça. As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental. As apresentações podem incluir ensaios abertos, experimentos cênicos, exposições, palestras, rodas de conversa ou qualquer outra modalidade que integre o público e os desenvolvimentos das pesquisas.

O projeto proposto por céu Vasconcelos realiza uma pesquisa histórica acerca das próteses desde a sua invenção em contexto de guerra, com o objetivo de reabilitar feridos a fim de torná-los aptos ao trabalho e à produção. A proposta é a construção de próteses não funcionais que questionam as normatividades e suas imposições.

Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola. Também é importante destacar que a escola oferece espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro.

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Criada em 29 de agosto de 2013, a escola desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação.

Nesse sentido, o projeto “mãozinha” foi mais uma oportunidade para os artistas explorarem novas perspectivas e desafiar as normatividades impostas pelo contexto artístico e social. Com uma proposta de ressignificação histórica das próteses, céu Vasconcelos proporcionou ao público uma experiência artística que questiona as noções de normalidade e reabilitação. Através da criatividade e da experimentação, o projeto contribuiu para a diversidade e inovação artística, refletindo a missão da Escola Porto Iracema das Artes em promover a formação e criação em diversas áreas das artes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo