Pinacoteca do Ceará comemora um ano de atividades com exposições, ações formativas e acessibilidade para visitantes

No dia 21 de dezembro de 2023, a Pinacoteca do Ceará celebrou seu primeiro ano de aniversário com uma impressionante marca de 122 mil visitantes que passaram pelas nove exposições. O museu, que tem a missão de preservar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, comemora também a diversidade de artistas, com 270 obras de artistas nacionais e internacionais, e diversas atividades formativas e ações.
Localizada nos galpões da antiga Estação Ferroviária João Felipe, a Pinacoteca do Ceará tem se destacado como um espaço de reverberação da cultura cearense e difusão da história das artes visuais do estado. O museu abrigou exposições de artistas cearenses, além de artistas de outros estados brasileiros e internacionais, como no caso do Fotofestival Solar e a Verbo – Mostra de Performance Arte. Além disso, também realizou a maior mostra já realizada com obras do artista Chico da Silva, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, e a exposição “Negros na Piscina”, com curadoria de Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos.
Atualmente, até maio de 2024, está em exibição a exposição “Leonilson: montanhas e protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”, com obras inéditas do artista cearense Leonilson. O museu também se destaca pela realização de atividades formativas, como visitas mediadas, aulas abertas com pesquisadores, artistas e curadores, e ações para o público infantil, com 74 ações realizadas até agora.
O compromisso com a acessibilidade é outro ponto de destaque, com a oferta de atividades com interpretação em Libras, audiodescrição de parte das obras em exposição e acervo tátil, e a realização de 70 ações de acessibilidade em 2023. Além disso, a Pinacoteca busca democratizar o acesso à arte, oferecendo todas as atividades de forma gratuita.
Com uma área total de 9.077 metros quadrados, a Pinacoteca também se destaca por possuir uma das maiores reservas técnicas do país, equipada com mobiliário específico e responsável pela salvaguarda de um dos maiores acervos públicos de obras de arte do Brasil. Desde a inauguração, foram inventariadas 1.350 obras e realizados 28 restauros.
A Pinacoteca do Ceará surge como um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Atualmente, o museu funciona de quinta-feira a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 10h às 18h, com entrada gratuita até 30 minutos antes do fechamento do museu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo