Exigência de visto para turistas do Canadá, Austrália e EUA entra em vigor em 10 de janeiro

A exigência de visto para turistas do Canadá, da Austrália e dos Estados Unidos (EUA) entrarem no Brasil será antecipada para o dia 10 de janeiro. A medida, que inicialmente estava programada para entrar em vigor em 1º de outubro de 2023, foi prorrogada e terá início mais cedo do que o esperado.

O Ministério do Turismo justificou a antecipação da exigência do visto, destacando que a medida leva em conta a data de chegada em solo brasileiro. Com isso, os turistas dos três países que chegarem ao Brasil até o dia 9 de janeiro estão isentos de apresentar o visto. O governo brasileiro ressalta que a mudança na data foi necessária devido a ajustes no processo licitatório para a contratação da empresa que vai oferecer o serviço de vistos eletrônicos para os três países.

Anteriormente, a exigência de visto era válida para turistas japoneses, australianos, canadenses e norte-americanos. No entanto, a medida foi prorrogada após um acordo Brasil-Japão, que estabeleceu a isenção recíproca de visto para estadas de curta duração, de até 90 dias.

O Ministério do Turismo afirmou que o novo decreto será publicado assim que a tramitação for finalizada. Além disso, o governo brasileiro reiterou o interesse de negociar acordos de isenção de vistos com as três nações, com base nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados.

Com a antecipação da exigência do visto para os turistas do Canadá, Austrália e Estados Unidos, os viajantes provenientes desses países devem ficar atentos às novas regras e garantir a documentação necessária para a entrada no Brasil. A medida visa estabelecer um controle mais rígido de entrada no país, alinhado com as políticas de segurança e imigração adotadas pelo governo brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo