Janeiro Branco: A importância dos cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia

Em 3 de janeiro de 2024, a saúde mental ganha destaque com a campanha do Janeiro Branco. A preocupação com a saúde mental é tema de discussão mundial e ganha ainda mais importância em tempos de pandemia.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que os índices de pessoas com transtornos mentais aumentaram consideravelmente nos últimos anos. Inclusive, no Brasil, o Ministério da Saúde incluiu doenças como síndrome de burnout, ansiedade e depressão à lista de doenças relacionadas ao trabalho. A pandemia de covid-19 contribuiu para o agravamento deste quadro, com o isolamento social, o medo da infecção, as preocupações econômicas e a readaptação no processo de retorno às atividades aumentando o sofrimento mental.

No Ceará, a Política Estadual de Saúde Mental é composta por cinco eixos de atuação. Entre eles estão a educação permanente, a desinstitucionalização e direitos humanos, a atenção psicossocial infantojuvenil, as redes e serviços de saúde mental, álcool e outras drogas, além do eixo gestão e governança. A coordenadora de Políticas em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Sesa, Rane Félix, destaca a importância da desestigmatização do tema da saúde mental na sociedade.

Além disso, ela ressalta que estão previstas várias ações para 2024, incluindo o investimento na formação e qualificação dos trabalhadores para atuação nos diversos serviços de atenção às pessoas com transtornos mentais e com problemas por uso de substâncias psicoativas, e o apoio aos municípios na implantação e regionalização de serviços voltados à saúde mental da infância e adolescência.

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) é uma referência no atendimento emergencial e ambulatorial a pacientes com transtornos psiquiátricos no Ceará. A unidade conta com uma estrutura completa, incluindo emergência 24 horas, ambulatórios de especialidades, hospitais-dia, um Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência, e uma Unidade de Desintoxicação.

O psiquiatra do HSM, Helder Gomes de Moraes Nobre, ressalta a importância da saúde mental, destacando que é muito mais do que não ter um transtorno psiquiátrico. O conceito vai além da ausência de doenças e inclui o bem-estar e qualidade de vida, envolvendo aspectos sociais, de trabalho e de lazer.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a saúde mental está relacionada ao modo como se reage às situações adversas que a vida impõe. No Brasil, a ansiedade e a depressão são problemas prevalentes, reforçando a importância da promoção de hábitos saudáveis para contribuir com a qualidade de vida na saúde física e mental.

O Janeiro Branco é mais do que uma campanha. É um lembrete para que a sociedade como um todo se importe mais com a saúde mental, promovendo um ambiente de cuidado, prevenção e acolhimento para aqueles que enfrentam desafios neste campo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo