Projeto Hora de Plantar Safra 2023/2024 é lançado com investimento recorde de R$1 milhão a mais que no ano anterior

No dia 3 de janeiro de 2024, o Projeto Hora de Plantar Divulgou novidades para a safra 2023/2024. Coordenable de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Rociclde Ferreira destacou que o investimento neste ano é de R$1 milhão a mais do que na safra passada, sendo financiado pelo Governo do Ceará com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e do Tesouro do Estado.

No lançamento do projeto, ocorrido em Barbalha, na região do Cariri, em dezembro de 2023, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, assinou contratos para a aquisição de sementes para a nova edição, incluindo feijão caupi, capim mombaça, algodão, milho híbrido, milho variedade, sorgo forrageiro, mudas de cajueiro, aroeira, sabiá, maniva e palma.

O Projeto Hora de Plantar proporciona incrementos significativos da produtividade agrícola, aumento na renda e na segurança alimentar de inúmeros cearenses. Em 2021, através da Lei Ordinária nº 17.534, o projeto tornou-se uma Política Pública de Estado destinada ao fomento à produção rural de forma perene, proporcionando resultados socioambientais e econômicos relevantes para o agricultor familiar.

Diante das novidades, o programa ampliou a distribuição de grãos, atingindo 25 municípios, com 10 toneladas de sementes de algodão e bioinsumos. A expectativa é de ter uma boa safra e uma colheita maravilhosa para o Estado do Ceará.

A Assistência técnica do Hora de Plantar ficará a cargo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), que em parceria com as secretarias municipais de Agricultura estará de portas abertas para atender os agricultores e agricultoras. Durante o lançamento do projeto, o presidente da Ematerce, Inácio Mariano, afirmou que o Hora de Plantar tem mudado radicalmente a forma como se faz agricultura familiar no Ceará.

Sendo assim, o Projeto Hora de Plantar é um grande exemplo de iniciativa pública que busca valorizar e fortalecer a agricultura familiar, garantindo o desenvolvimento econômico e social do Estado do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo