Acervo do intelectual Djacir Menezes estará disponível virtualmente no primeiro semestre de 2024 pela Biblioteca da Uece

Acervo virtual estará disponível no primeiro semestre de 2024

A Biblioteca Central Professor Antônio Martins Filho, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), está prestes a disponibilizar um valioso patrimônio cearense para o mundo. Trata-se do acervo do bibliófilo Djacir Lima Menezes, intelectual, professor, sociólogo, jurista, economista e filósofo, nascido em Maranguape. Este acervo é composto por 16 mil livros que pertenciam a Djacir, abrangendo áreas de estudo como Direito, Filosofia, Sociologia, Economia, História Geral, História do Brasil, Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira, além de documentos variados como manuscritos, correspondências, fotografias e medalhas.

Dentre os 16 mil volumes, 3.200 são considerados obras raras e valiosas. A Uece selecionou duas coleções, de 100 obras nacionais e 100 obras estrangeiras, para compartilhar virtualmente com o mundo, por meio da tecnologia street view, na plataforma Google Arts and Culture. A previsão é que este material seja disponibilizado ainda neste primeiro semestre de 2024.

A diretora da Biblioteca da Uece e uma das coordenadoras do projeto, Ana Néri Barreto, enfatiza que esse ambiente online favorece a disseminação do conhecimento e a instituição não poderia ficar de fora. “As bibliotecas universitárias possuem um papel importante na disseminação do conhecimento, e a nossa Biblioteca não poderia deixar de participar dessa plataforma, mantida pelo Google em colaboração com museus, bibliotecas e galerias de arte espalhados por diversos países”, afirmou Barreto.

Rodrigo Alves Ribeiro, curador, historiador e também coordenador do projeto, ressalta a importância de disponibilizar acervos particulares como o de Djacir Menezes para o mundo. Ele destaca que “um acervo particular com a relevância documental que tem, apresenta a democratização do conhecimento e do acesso à informação”.

A coleção do professor Djacir Menezes faz parte do patrimônio da Uece desde o ano 2000, adquirida pela Universidade em parceria com diversas entidades e com apoio da família do bibliófilo.

Após passar por um cuidadoso processo técnico de preservação, o acervo de Djacir Menezes na Uece está prestes a ser oferecido ao mundo. A inserção desse acervo na plataforma Google Arts and Culture também conta com a colaboração de outro pesquisador, escritor e mestre em crítica literária pela Unicamp, Yuri Zacra.

A ideia de ingressar no Google Arts and Culture partiu de uma experiência anterior na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), e será mais um avanço na constante busca por disseminação do conhecimento e do patrimônio cultural.

Com essa iniciativa, a Uece não apenas democratiza o acesso a esse valioso acervo, mas também reforça seu compromisso com a preservação do conhecimento e da cultura, promovendo a internacionalização do patrimônio cearense e enriquecendo a experiência de pesquisadores e demais interessados em diversos países ao redor do mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo