Conselho Nacional de Educação amplia prazo para implantação de Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial de professores da educação básica

O Conselho Nacional de Educação (CNE) decidiu prorrogar por mais 90 dias o prazo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores da educação básica. A medida foi publicada nesta quinta-feira (4) e define o dia 20 de março como o limite para as instituições de educação superior concluírem as mudanças, tendo como referência a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores (BNC-Formação).

Essa decisão é importante para a garantia da qualidade da educação básica, que é composta pela Educação Infantil, o Ensino Fundamental – com nove anos de estudo obrigatório – e o Ensino Médio. A base nacional comum foi criada como forma de orientar as redes de ensino do país e as mudanças implementadas ao longo dos anos exigiram ajustes na formação dos professores que atuam em toda a rede.

Em 2018, o Ministério da Educação elaborou uma proposta que resultou na Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica e nas diretrizes para a formação inicial desses profissionais, as quais foram analisadas pelo CNE. Posteriormente, em 2019, uma resolução definiu os ajustes a serem implementados em todas as modalidades de cursos e programas destinados à formação docente.

Essa resolução estabeleceu uma organização curricular, com carga horária mínima de 3,2 mil horas para formação nos cursos de licenciatura, distribuídas em três grupos de conhecimentos a serem adquiridos ao longo da formação. Além disso, foram estabelecidas regras para segunda licenciatura e formação pedagógica para graduados, bem como para a formação de educadores que desejem atuar em atividades pedagógicas e de gestão.

Outra medida importante foi a implementação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) como instrumento para medição qualitativa, a ser utilizado em conjunto com outras ferramentas como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Essas ações visam garantir um melhor preparo e formação dos profissionais da educação, refletindo em uma educação básica de mais qualidade para todos os estudantes. A prorrogação do prazo dá mais tempo para que as instituições de educação superior possam se adequar às novas diretrizes, assegurando uma transição mais suave e eficiente.

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