Infinita – Festival de Cinemas Negros e Indígenas exibe mais de 30 filmes gratuitamente no Cinema do Dragão do Mar

Cinema Dragão do Mar recebe a quarta edição do Festival de Cinemas Negros e Indígenas

O Cinema Dragão do Mar em Fortaleza será palco da quarta edição da Infinita – Festival de Cinemas Negros e Indígenas, que acontecerá a partir de quarta-feira, 10 de janeiro, até domingo, 14 de janeiro de 2024. O festival tem como objetivo promover a produção audiovisual de autoria negra e indígena no Brasil, conectando pessoas e ampliando espaços de reflexão sobre o cinema brasileiro.

Durante esses cinco dias, serão exibidos mais de 30 filmes gratuitamente, apresentando realizadores de todo o país. As sessões ocorrerão às 17h e 19h, sempre na sala 2 do Cinema do Dragão, com acesso gratuito mediante a retirada de ingressos uma hora antes de cada sessão, na bilheteria física do Cinema.

Nesta edição, os produtores do festival buscam pensar os cinemas negros e indígenas como uma forma de manifestação, trazendo à tona as lutas dos antepassados e ampliando e amplificando as narrativas, estéticas e políticas que envolvem o fazer cinema em contextos racializados e políticos no Brasil.

O evento contará com oito sessões e três debates divididos entre os quatro dias, todos realizados na sala 2 do Cinema do Dragão. Além disso, a Infinita – Festival de Cinemas Negros e Indígenas é um projeto da A CASAMATA, financiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Conta com o apoio cultural do CTAv – Centro Técnico Audiovisual, Cinema do Dragão e Porto Iracema das Artes.

A programação do festival incluirá filmes nas mais diversas categorias, como documentários, ficção e experimental, abordando temas de relevância cultural e social para as comunidades negras e indígenas do Brasil. Todos os filmes a serem exibidos possuem relação com a temática do festival, abordando a questão racial e indígena, as lutas e a cultura destas populações no país.

Além disso, o festival contará com seminários e debates que aprofundarão as discussões sobre a produção cinematográfica negra e indígena no Brasil. O público terá a oportunidade de participar de discussões sobre a representatividade no cinema, a preservação da cultura e memória dessas comunidades, e a importância do cinema como forma de expressão artística e cultural.

O acesso ao festival é gratuito e os interessados devem retirar os ingressos na bilheteria uma hora antes do início de cada sessão. O local do evento é a Sala 2 do Cinema do Dragão, localizada na R. Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo