Começam os ensaios técnicos das escolas de samba do RJ com a presença forte dos torcedores no Sambódromo da Marquês de Sapucaí

Os ensaios técnicos das escolas de samba do Rio de Janeiro começam nesse fim de semana e prometem atrair um grande público para o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, na região central da cidade. Os desfiles dos ensaios são gratuitos e vão ocorrer até o dia 4 de fevereiro.

A programação teve início neste sábado (6) com a apresentação das agremiações da União do Parque Acari, Arranco do Engenho de Dentro, Império da Tijuca e Estácio de Sá, todas da Série Ouro. Já no domingo, será a vez das escolas Porto da Pedra e Mocidade Independente de Padre Miguel, do Grupo Especial.

Devido ao grande movimento de pessoas durante os ensaios, o governo do Rio montou uma operação integrada para garantir a segurança e um espetáculo de qualidade. Segundo o governador Cláudio Castro, o planejamento desde o início dos ensaios representa um compromisso com um Carnaval seguro para todos.

O presidente da LigaRJ, Wallace Palhares, afirmou que as agremiações estão focadas no carnaval e que a expectativa para os ensaios técnicos é a melhor possível. Ele ressaltou que os ensaios ultrapassam a fase de treinos e se tornaram um evento esperado pela população.

Além disso, a Secretaria de Estado de Polícia Militar preparou um sistema de videomonitoramento avançado e utilizará câmeras de reconhecimento facial e drones para garantir a segurança durante os ensaios. A Polícia Militar atuará com policiais de unidades especiais para assegurar a tranquilidade dos participantes.

O Metrô também terá um horário ampliado até meia-noite nas estações Central do Brasil e Praça Onze para facilitar o deslocamento do público.

O governo do estado investiu mais de R$ 62,5 milhões para o carnaval de 2024, visando também atração turística e desenvolvimento econômico. Os recursos serão liberados por meio da Lei de Incentivo à Cultura, por meio da Light e da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj).

A expectativa é superar os resultados do Carnaval de 2023, com a previsão de receber mais de 5 milhões de foliões no município e uma movimentação financeira próxima a R$ 4,5 bilhões na economia da cidade. O setor hoteleiro espera atingir sua ocupação máxima na Cidade Maravilhosa e superar a capacidade no interior do estado.

Os desfiles oficiais das escolas de samba começarão na sexta-feira, dia 9 de fevereiro, e se estenderão até o domingo, dia 12, com a participação das agremiações da Série Ouro e do Grupo Especial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo