Folia de Reis resiste e se mantém viva na cultura popular brasileira, movimentando diversos estados do país.

O Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro, marca uma tradição antiga no Brasil: as folias de reis. Grupos de músicos e cantores, vestidos com trajes característicos, percorrem as ruas tocando e cantando em homenagem aos três reis magos: Baltazar, Belchior e Gaspar. Eles tocam uma variedade de instrumentos, como sanfonas, instrumentos de cordas e percussão, e interpretam danças e músicas em locais como casas de devotos que recebem a visita dos grupos.

Convertidos em santos pela Igreja Católica, os três reis magos teriam viajado do Oriente, guiados por uma estrela, levando presentes para Jesus Cristo. De acordo com a tradição, esses presentes simbolizavam realeza, imortalidade e espiritualidade. O Dia de Reis também marca o fim das celebrações de Natal, em que presépios, árvores e outros enfeites natalinos são desmontados.

A tradição da Folia de Reis, de origem portuguesa, chegou ao Brasil durante o período colonial. Ela se manifesta com diversos títulos, como Terno de Reis, Tiração de Reis, Rancho de Reis, Guerreiros e Reisado. Os grupos vão de casa em casa cantando louvores a santos de devoção e recolhendo doações para ajudar os mais necessitados ou cumprindo promessas feitas aos santos.

Atualmente, a tradição ainda está presente em vários estados do país, especialmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Em Minas Gerais, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) já cadastrou mais de 1,6 mil grupos em cerca de 400 municípios como patrimônio cultural. Outros estados, como Pernambuco e Rio de Janeiro, também têm tradições de Folia de Reis.

Para atualizar as informações sobre as Folias de Reis, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu um edital para selecionar organizações para realizar pesquisa e documentação que servirão para subsidiar o processo de registro dos Reisados e das Folias de Reis. A pesquisa incluirá também a participação das comunidades que mantêm essas tradições.

Com essa pesquisa, o Iphan busca obter um levantamento completo e detalhado sobre as tradições das Folias de Reis e Reisados em todo o país, reunindo informações históricas, geográficas e culturais, a fim de valorizar e preservar essa importante manifestação da cultura popular brasileira.

A tradição das Folias de Reis continua a ser uma parte significativa do patrimônio cultural imaterial do Brasil, representando não apenas uma manifestação religiosa, mas também uma forma de expressão artística e comunitária que merece ser preservada e valorizada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo