Mostra Infinita de Cinema Negro e Indígena acontece no Cinema do Dragão em Fortaleza a partir do dia 10 de janeiro de 2024.

Quarta-feira, 7 de janeiro de 2024 – O Cinema do Dragão, localizado em Fortaleza, Ceará, se prepara para sediar a quarta edição da Infinita – Festival de Cinemas Negros e Indígenas. O evento, que acontecerá a partir do dia 10 de janeiro e seguirá até o dia 14, tem como objetivo difundir a produção audiovisual de autoria negra e indígena no Brasil, promovendo a conexão entre pessoas e ampliando os espaços de reflexão sobre o cinema brasileiro.

Com programação diária, o festival contará com sessões de filmes às 17h e 19h, todas na Sala 2 do Cinema do Dragão. O acesso é gratuito, mas os ingressos precisam ser retirados na bilheteria física do Cinema, uma hora antes de cada sessão. Ao todo, serão mais de 30 filmes exibidos, apresentando realizadores de diferentes locais do país.

Segundo Clébson Francisco, coordenador geral do festival, a proposta desta edição é pensar os cinemas negros e indígenas como manifestação, trazendo tais manifestações das lutas dos antepassados para novos espaços e promovendo um novo olhar para o cinema brasileiro. “Estamos em um momento especial de mudanças e transformações, queremos ampliar e amplificar as narrativas, estéticas e políticas que atravessam o fazer cinema em contextos racializados e políticos no Brasil”, afirmou.

Além das sessões de filmes, o festival também inclui o 4º Seminário Infinita, que terá debates, divididos entre os dias 11 e 13 de janeiro, sobre tópicos relacionados à produção de filmes negros e indígenas, como a construção de imaginários, ancestralidade nas artes da cena e a construção poética dos cinemas feitos pelos próprios realizadores. O seminário acontecerá na Sala 2 do Cinema do Dragão e também terá acesso gratuito mediante retirada de convite uma hora antes de cada sessão, na bilheteria do Cinema.

A Infinita – Festival de Cinemas Negros e Indígenas é um projeto da A CASAMATA, financiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará através do Edital Ceará de Cinema e Vídeo – Difusão, Formação e Pesquisa, com apoio cultural do CTAv – Centro Técnico Audiovisual, Cinema do Dragão e Porto Iracema das Artes.

Para participar do festival, basta comparecer ao Cinema do Dragão, localizado na Rua Dragão do Mar, 81, na Praia de Iracema, e retirar os ingressos gratuitos na bilheteria do local. Venha prestigiar a diversidade e a criatividade dos cinemas negros e indígenas brasileiros!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo