Atos de Depredação na Câmara dos Deputados: Funcionários da Limpeza Restauram Espaços Após Invasão Antidemocrática







Atos Antidemocráticos na Câmara dos Deputados


08/01/2024 – 15:49  

Arquivo Câmara dos Deputados

Funcionários da limpeza trabalham no Salão Verde no dia seguinte à invasão do prédio

O diretor-geral da Câmara dos Deputados, Celso de Barros Correia Neto, afirmou em nota oficial que os atos antidemocráticos de 8 de janeiro mostraram a força institucional da democracia brasileira e o papel fundamental dos servidores e colaboradores da Casa na defesa e restauração dos espaços invadidos.

“Há um ano, alguns dos espaços mais simbólicos da democracia brasileira foram alvo de atos de depredação sem precedentes. O prédio principal da Câmara dos Deputados teve desfigurados ambientes históricos, que integram o patrimônio histórico e cultural do País. O Salão Verde, o Salão Negro, o Salão Branco, obras de arte, mobiliário, ambientes de trabalho e equipamentos desta Casa foram severamente danificados,” destacou o diretor-geral.

No entanto, a situação também evidenciou a força institucional da democracia brasileira e a contribuição dos servidores e colaboradores na defesa e restauração dos espaços da Câmara dos Deputados. Celso de Barros Correia Neto reiterou as palavras do comunicado enviado em 10 de janeiro de 2023, ressaltando que o Plenário Ulysses Guimarães não foi tomado pelos invasores e os focos de incêndio foram controlados rapidamente.

Em seu comunicado, o diretor-geral também expressou gratidão e reconhecimento pelo empenho de todas as pessoas envolvidas na restauração, enfatizando o valor do trabalho de brigadistas, serventes, restauradores, policiais, vigilantes, trabalhadores da limpeza, profissionais de TI, comunicação e demais colaboradores do Poder Legislativo.

“Nossa missão institucional é o compromisso com a República. Nosso trabalho é escudo de proteção dos valores democráticos que nos definem como Nação,” concluiu Celso de Barros Correa Neto.

Da Redação/WS


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo