Restauração de obras de arte vandalizadas nas sedes do Três Poderes simboliza resistência à violência contra a democracia



Restauração de obras de arte vandalizadas nas sedes do Três Poderes

Um esforço conjunto de profissionais dedicados e competentes tem sido empreendido desde 8 de janeiro de 2023 na restauração das obras de arte vandalizadas nas sedes do Três Poderes. Um exemplo desse comprometimento é o trabalho de Nonato Nascimento, restaurador no Senado Federal, que há cerca de 20 anos atua nas duas Casas do Congresso, além de gerir o próprio atelier em casa.

Segundo Nonato, a restauração das obras de arte danificadas representa um símbolo do fracasso dos atos antidemocráticos. A recuperação desses itens do patrimônio artístico e cultural das sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário ocupará papel central no Ato Democracia Inabalada, a ser realizado nesta segunda-feira (8), a partir das 15h, no Salão Negro do Congresso Nacional, com a presença dos chefes dos Três Poderes da República e outras autoridades.

Para Nonato, o ato de restauro das obras danificadas representa um marco significativo. Ele afirma: “A democracia não se representa naquelas obras que foram danificadas, mas agora ela vai ter um significado. Quando a pessoa chegar pra olhar essa obra vai ver o que aconteceu, que foi um ataque que não teve resultado pra eles a não ser o resultado negativo. Elas vão chamar muito mais atenção do que antes. É o caso da tapeçaria do Burle Marx. Todo visitante quer saber exatamente qual é a obra que foi danificada. Isso é o lado positivo. As pessoas não tinham tanto conhecimento.”

Em relação ao processo de restauração, Nonato destaca que o trabalho feito nas obras danificadas se diferencia de restaurações anteriores. Ele observa: “A gente já teve várias obras danificadas por acidente, por outras coisas. O que eu notei de diferente foi a raiva das pessoas. Eles não estavam com raiva das obras, eles estavam com raiva da democracia. Eles extravasaram o sentimento nas obras.”

Já a coordenadora do Museu Histórico do Senado, Maria Cristina Monteiro, explica que, devido ao simbolismo das obras de arte nos corredores das sedes dos Três Poderes, a entrega de uma delas, a tapeçaria de Burle Marques, já restaurada, terá relevância especial no evento que marca um ano dos atos de vandalismo.

Das 21 peças danificadas, apenas duas ainda aguardam restauração. As outras 19 obras de arte já foram restauradas e devolvidas aos seus lugares. No evento, a tapeçaria de Burle Marx, que foi alvo de vandalismo, estará em destaque, simbolizando o retorno dessas peças e o fortalecimento da democracia.

Entre as peças que ainda serão restauradas e devem ser entregues este ano está um painel de Athos Bulcão que apresenta arranhões provocados por estilhaços de vidro e marcas de tiro de arma de pressão.

Com um compromisso incansável de restaurar o patrimônio cultural vitimado pelos atos de vandalismo, os profissionais como Nonato Nascimento evidenciam a resiliência e a importância da preservação da história e da arte. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo