Fim do DOC e TEC: bancos encerram modalidades de transferência tradicionais a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (15), a transferência bancária por meio do Documento de Ordem de Crédito (DOC) será encerrada após quatro décadas de existência. Os bancos deixarão de oferecer o serviço de emissão e agendamento, tanto para pessoas físicas como jurídicas, para transferências entre instituições financeiras distintas.

No ano passado, as instituições bancárias já haviam anunciado o fim da modalidade de transferência. A data limite para agendamento do DOC vai até 29 de fevereiro, quando os bancos encerrarão definitivamente o sistema.

Além do DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC), usada por empresas para pagar benefícios a funcionários, também deixará de ser oferecida a partir das 22h de segunda-feira.

O motivo para o fim do DOC e TEC é a crescente popularidade do Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central que não cobra taxas das pessoas físicas e foi introduzido recentemente. O Pix tornou-se a modalidade preferida dos brasileiros, levando ao declínio do uso do DOC e TEC.

De acordo com dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com base no Banco Central, o DOC representou apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações financeiras realizadas no primeiro semestre de 2023. Em comparação, o Pix registrou 17,6 bilhões de operações, seguido por boletos (2,09 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e cartão de débito (8,4 bilhões).

A Transferência Eletrônica Disponível (TED), usada principalmente para transferência de grandes valores, continuará em vigor. Criada em 2002, a TED permite o envio de recursos entre instituições diferentes até as 17h dos dias úteis, com a transação levando até meia hora para ser concluída.

Assim, a tecnologia bancária no Brasil continua a se adaptar às demandas dos consumidores, com serviços mais ágeis e eficientes como o Pix substituindo gradualmente métodos mais tradicionais, como o DOC e TEC. A era do DOC está chegando ao fim, dando lugar a ferramentas mais modernas e acessíveis para a população brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo