Treinamentos reformulados na Casa de Cuidados do Ceará capacitam cuidadores de pacientes para desospitalização e cuidados domiciliares

Na manhã do dia 10 de janeiro de 2024, a Casa de Cuidados do Ceará (CCC), órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), anunciou a realização de novos treinamentos para capacitar os cuidadores de pacientes em processo de desospitalização na unidade. Intitulado “Programa Integração do Cuidador”, o programa passou por reformulações em 2024 e tem como objetivo preparar os profissionais recém-admitidos sobre a rotina do local e atitudes seguras no manejo do paciente, tanto dentro da internação quanto fora dela.

Dentre os conteúdos abordados nos treinamentos estão a alimentação do paciente, higienização, uso de curativos e aspiração. A iniciativa é ministrada pela equipe de saúde da unidade, com cada profissional orientando de acordo com a sua área de especialização. Além disso, o programa compreende temas como cuidados com vias aéreas, administração segura de medicamentos, administração segura de dieta oral e enteral, mobilização do paciente no leito, prevenção de lesão por pressão e prevenção de infecções.

A cuidadora Tereza Cristina Veras destacou a qualidade do treinamento após participar da edição mais recente do programa. Ela ressaltou a didática e a produtividade das explicações, afirmando ter aprendido muito sobre dieta e higienização. Segundo Tereza, isso proporcionou mais autonomia para os cuidadores atuarem em suas funções.

Renata Gomes, analista de educação permanente da CCC, explicou que a reformulação do curso trouxe mudanças significativas. Ela mencionou a inclusão do tema prevenção de infecções e o aumento da frequência das abordagens, que passaram a ser quinzenais em imersões de 4 horas de aula. Além disso, foi disponibilizado um material impresso com as principais informações da Casa de Cuidados e dos cuidados com o paciente.

Os treinamentos realizados em 2023 resultaram na diminuição dos índices de eventos adversos e de reinternação. Para 2024, a meta é aumentar a adesão mensal para 70% e editar o material impresso para uma linguagem mais acessível, visando atender aos cuidadores com baixo nível de escolaridade. Para participar do “Programa Integração do Cuidador”, é necessário acompanhar algum paciente internado na Casa de Cuidado do Ceará. O projeto é coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente da instituição.

A nova edição do programa demonstra o contínuo compromisso da instituição em capacitar os cuidadores para prestar assistência de qualidade aos pacientes, ampliando o alcance dos treinamentos e promovendo a segurança e o bem-estar tanto dos profissionais quanto daqueles que recebem os cuidados na CCC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo