Rio de Janeiro registra segunda maior sensação térmica do verão: 53,4°C na manhã desta quinta-feira (11)

A cidade do Rio de Janeiro vivenciou uma manhã quente e abafada nesta quinta-feira (11), registrando a segunda maior sensação térmica do verão, atingindo 53,4 graus Celsius, de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio. Esse número segue o recorde estabelecido no feriado de Natal, em 25 de dezembro, quando a sensação térmica alcançou 55 °C.

O bairro de Guaratiba, localizado na zona oeste da cidade, foi o que registrou a maior sensação térmica nesta manhã. Esta medição leva em consideração a combinação de temperatura e umidade do ar, e quanto mais elevadas essas variáveis, maior é a sensação térmica.

Devido à previsão de um dia de calor intenso, a prefeitura recomendou que a população se mantenha hidratada, use roupas leves, aplique protetor solar e evite atividades físicas ao ar livre durante o período compreendido entre as 10h e as 16h. Além disso, uma alimentação saudável, com a inclusão de frutas, legumes e verduras, foi destacada como um ponto importante para lidar com as altas temperaturas.

O cenário climático para o dia inclui instabilidades em médios e altos níveis da atmosfera, o que tende a gerar um tempo instável na cidade do Rio de Janeiro. Apesar do sol brilhando na parte da manhã, o céu tende a variar entre parcialmente nublado e nublado, com previsão de pancadas de chuva rápidas e isoladas durante a tarde e à noite.

Esses dados meteorológicos ressaltam a importância de cuidados com a saúde e a atenção à prevenção de problemas causados pelo calor, evidenciando a relevância de uma consciência coletiva para minimizar os impactos de eventos climáticos extremos. E isso se torna ainda mais crucial em um contexto global de mudanças climáticas, que tende a intensificar a ocorrência de fenômenos adversos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo