Localização de Destroços de Helicóptero Desaparecido em SP: Polícia Trabalha para Mapear e Acessar Área do Acidente.

As polícias Civil e Militar de São Paulo estão empenhadas em mapear e abrir um acesso na mata para conectar o local onde foi encontrado o helicóptero desaparecido há 12 dias em São Paulo a uma estrada. A ideia é permitir que os peritos consigam chegar aos destroços para iniciar os trabalhos de perícia e investigação, visando descobrir a causa do acidente. Os quatro ocupantes da aeronave foram encontrados mortos dentro do helicóptero que caiu em uma área de mata fechada no município de Paraibuna, no Vale do Paraíba.

A aeronave partiu do Campo de Marte, por volta de 13h15 do dia 31 de dezembro, com destino a Ilhabela, transportando um piloto e três passageiros. Os ocupantes eram Luciana Rodzewics, de 45 anos; sua filha, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos; e Rafael Torres, um amigo da família que havia feito o convite para o passeio.

O helicóptero foi localizado pelo Águia 24, da Polícia Militar (PM), após um trabalho de inteligência que delimitou uma área de 12 quilômetros quadrados a partir de informações de antenas de telefonia que captaram o sinal dos quatro telefones celulares dos ocupantes. Desde então, foram estabelecidos quadrantes para facilitar as buscas e o sobrevoo da área. Ao encontrar os destroços, outro helicóptero da PM decolou com equipes de resgate capazes de descer de rapel na região e caminhar até o ponto exato onde estava a aeronave.

O coronel da Aviação da Polícia Militar Ronaldo Barreto atribuiu o encontro do aparelho a um trabalho multiagências, principalmente da Polícia Civil, que compartilhou as informações para delimitar a área de busca. Ele destacou a mudança de tática para as buscas como fator decisivo para propiciar o encontro do helicóptero.

As condições meteorológicas na região das buscas estavam muito ruins, mas, graças à melhoria do clima no fim da tarde, foi possível delimitar exatamente a área onde havia possibilidade de o helicóptero estar. As buscas envolveram a Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros de São Paulo, totalizando 68 horas de busca pela PM e 62 horas pela Polícia Civil.

O trabalho de inteligência aliado ao esforço conjunto das forças policiais foi essencial para o sucesso das buscas e o encontro do helicóptero desaparecido. A abertura de um acesso na mata para as equipes de perícia e investigação será fundamental para esclarecer as circunstâncias que levaram ao acidente que resultou na morte dos quatro ocupantes da aeronave.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo