Torres, no RS, é reconhecida como Capital Nacional do Balonismo após sanção de lei pelo presidente Lula.

Torres é oficialmente reconhecida como a Capital Nacional do Balonismo

Nesta quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.408, que concedeu o título de Capital Nacional do Balonismo à cidade de Torres, no Rio Grande do Sul. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (12), oficializando o reconhecimento da cidade como referência nessa prática esportiva.

A cidade de Torres é conhecida por promover o Festival Internacional de Balonismo, uma tradição que já dura mais de 30 anos. O evento inclui apresentações, competições de balões esportivos, shows e uma série de atividades de lazer. Prevista para maio de 2024, a 34ª edição do festival é considerada o maior do tipo na América Latina, atraindo pilotos e entusiastas de diversos países.

O reconhecimento oficial como Capital Nacional do Balonismo tem origem no projeto de lei PL 4.146/2023, que teve sua aprovação no Senado no final do ano passado. O relator do projeto, senador Paulo Paim (PT-RS), destacou a importância do balonismo para a cultura e economia local de Torres.

No relatório favorável à lei, o senador ressaltou que a prática de voos com balões de ar aquecido já faz parte da identidade cultural da cidade. Além disso, o balonismo tem um impacto significativo na economia local, atraindo turistas ao longo do ano e movimentando os setores hoteleiro, comercial e gastronômico.

Ao promover a atividade anualmente, o festival de balonismo também se tornou uma fonte de renda, emprego e oportunidades para empresas e empreendedores locais. Com esse reconhecimento oficial, a tendência é que a cidade se consolide ainda mais como referência nacional e internacional no universo do balonismo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo