Aitana Bonmatí e Lionel Messi são coroados como os melhores jogadores do mundo; Brasil homenageia Rainha Marta e se destaca em premiação Fifa.

Em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (15) em Londres, na Inglaterra, a Fifa premiou a meio-campista Aitana Bonmatí e o atacante Lionel Messi como os melhores jogadores do mundo no ano de 2023. A spaniense, que atua pelo Barcelona, foi premiada após uma brilhante Copa do Mundo pela seleção da Espanha. Já o argentino, que atualmente defende o Inter Miami (Estados Unidos), conquistou o prêmio inesperadamente, superando jogadores como Erling Haaland e Kylian Mbappé.

Uma das grandes homenagens da noite foi para a jogadora brasileira Marta. Aos 37 anos, ela é a maior artilheira da história da Copa do Mundo entre homens e mulheres, com 17 gols em seis mundiais. Marta dará nome a um novo prêmio criado pela Fifa, o de gol mais bonito do mundo no futebol feminino. Durante a premiação, a atacante declarou que é “difícil subir neste palco e não se emocionar”, ressaltando a importância da igualdade de gênero no futebol.

Além disso, a seleção brasileira masculina também recebeu destaque por um ato de combate ao racismo. Em uma partida contra a Guiné em 2023, os jogadores usaram uniformes negros em apoio ao atacante Vinicius Júnior, que foi vítima de agressões racistas na Espanha.

Outro momento marcante da premiação foi a entrega do Prêmio Puskas, de gol mais bonito da temporada, para o brasileiro Guilherme Madruga. Ele conquistou o prêmio após marcar um golaço com uma bicicleta de fora da área em uma partida válida pela Série B.

O goleiro da seleção brasileira, Ederson, também foi premiado como melhor goleiro do mundo, após uma temporada brilhante defendendo o Manchester City. Vinicius Junior, por sua vez, foi escolhido para fazer parte da equipe do ano da Fifa.

Além disso, outros vencedores incluíram Pep Guardiola como melhor técnico de futebol masculino, Sarina Wiegman como melhor técnica de futebol feminino e Mary Earps como melhor goleira do mundo. O torcedor argentino Daniel “Toto” Iñiguez foi premiado com o Fifa Fan Award.

A premiação também contou com momentos emocionantes e discursos inspiradores, destacando a importância do futebol feminino, a luta contra o racismo e a busca pela igualdade de gênero no esporte. E, mais do que apenas reconhecer os melhores jogadores do mundo, a premiação da Fifa também celebrou valores essenciais para o futuro do futebol.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo