Documentário “Guardiãs: Protegendo o Tesouro Alimentar do Ceará” será exibido em comunidade quilombola de Baturité nesta sexta-feira

No próximo dia 19 de janeiro, o Mercado AlimentaCE em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS) irá realizar a exibição do documentário “Guardiãs: Protegendo o Tesouro Alimentar do Ceará” na comunidade quilombola Serra do Evaristo, em Baturité. O objetivo é encerrar o processo de realização em parceria com as comunidades e retornar os saberes compartilhados para a produção do webdoc.

O documentário conta as histórias de quatro mulheres de diferentes regiões que preservam os saberes alimentares de seus territórios. Em Volta Grande, Fortim, Conceição colhe sozinha a areia branca do povoado para fazer seu café de Manjerioba, enquanto em Baturité, Lúcia resgata outros tempos da comunidade quilombola enquanto cozinha receitas ancestrais, como o Minuto, no fogão à lenha. Dona Socorro, sua cunhada-comadre, é quem preserva e repassa o saber das ervas medicinais que tratam os males do povo até hoje. Já em Itapipoca, Maria Luísa nos fala do poder do sal, do sol e do tempo que transforma em iguaria as ovas de Camurupim pescadas na região.

O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Integrante do Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. O documentário, com realização do Estúdio Voa, é resultado de ações itinerantes realizadas pela equipe de pesquisa e curadoria do Mercado AlimentaCE ao longo de 2022 no interior do Estado.

A exibição nas comunidades surge a partir da identificação dos potenciais de cada um dos equipamentos. “O Mercado vem fazendo esse trabalho há um tempo, entrando em territórios e em contato com essas comunidades. E unimos essa nossa força à vocação do MIS por meio deste processo de difusão do audiovisual”, explica Iury de Melo, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado.

Zoraia Nunes, diretora adjunta do Museu da Imagem e do Som do Ceará, enfatiza a relevância do projeto para o processo de regionalização do MIS. Com a missão de ampliar o acesso da sociedade ao acervo audiovisual, fotográfico e sonoro do Ceará, estimulando e desenvolvendo pesquisas e atividades científico-culturais, o MIS atua nesta parceria com o Mercado AlimentaCE para difundir a cultura alimentar.

A exibição é gratuita e ocorrerá no Ponto de Cultura Quilombola na Comunidade Quilombola Serra do Evaristo, em Baturité, no dia 19 de janeiro, às 19h. Este evento representa a devolutiva do Mercado e do MIS às comunidades que participaram da produção do documentário, visando a valorização e reconhecimento dos saberes e tradições locais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo