Programa Mulheres Mil capacitará 500 mulheres em situação de vulnerabilidade social em Fortaleza

GOVERNO DO CEARÁ LANÇA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

Nesta quarta-feira, dia 17 de janeiro de 2024, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) promoverá o aulão inaugural que dará início aos cursos profissionalizantes oferecidos no âmbito do Programa Mulheres Mil. A iniciativa faz parte de um projeto do Governo do Estado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo capacitar 500 mulheres para a inserção no mercado de trabalho ainda neste ano.

Os cursos oferecidos serão de salgadeira, manicure/pedicure e vendedora, com a intenção de proporcionar oportunidades de formação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social. Segundo a Seduc, o programa é uma política afirmativa que visa promover a equidade de gênero e a proteção das mulheres, com foco em mães solo, mulheres vítimas de violência, negras, LBTQIA+, egressas do sistema penitenciário, entre outras.

O evento de lançamento contará com as presenças da vice-governadora do estado, Jade Romero, e da secretária da Educação Eliana Estrela. A solenidade acontecerá na sede da Associação Comunitária do Floresta (ACFLOR), na rua Luís Guimarães, 642, no bairro Floresta, em Fortaleza.

O Governo do Ceará destaca que a expansão das ações do Programa Mulheres Mil irá atender diversos territórios da cidade de Fortaleza, incluindo as regiões do Floresta, Grande Bom Jardim, Passaré/Planalto Ayrton Senna, Jangurussu e Messejana. Além disso, a iniciativa conta com parcerias de órgãos e entidades como o Sine IDT, a Secretaria de Proteção Social (SPS), a Secretaria das Mulheres e várias associações comunitárias.

Com o objetivo de fomentar a inclusão das mulheres no mercado de trabalho, os cursos oferecidos pelo Programa Mulheres Mil utilizam metodologias que visam promover o sucesso das mulheres, garantindo acesso, permanência e êxito das beneficiárias. As alunas inscritas também receberão uma bolsa no valor de R$ 8,00 por dia de aula frequentada.

A iniciativa é parte de um projeto nacional instituído em 2011 pelo Governo Federal, com a intenção de promover formação profissional e tecnológica, aliada ao aumento da escolaridade, para mulheres em contexto de fragilidade e vulnerabilidade. A meta é contribuir para que essas mulheres consigam se desenvolver como trabalhadoras e cidadãs.

O aulão inaugural dos cursos profissionalizantes oferecidos no âmbito do Programa Mulheres Mil acontecerá no dia 17 de janeiro de 2024, a partir das 14h, na sede da Associação Comunitária do Floresta (ACFLOR), localizada na rua Luís Guimarães, 642, no bairro Floresta, em Fortaleza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo