Gestores se reúnem para alinhar estratégias e garantir abastecimento hídrico em região impactada pelo El Niño.

Gestores da Secretaria dos Recursos Hídricos se reuniram com representantes do Consórcio de Desenvolvimento da Região Sertão Central Sul (Codessul) na última terça-feira (16) para discutir estratégias de garantia do abastecimento hídrico da região, mesmo com os impactos do El Niño. A reunião, que contou com a presença do presidente do Centec, Acrísio Sena, do presidente da Funceme, Eduardo Sávio, e do coordenador estadual da Defesa Civil, Haroldo Gondim, teve como objetivo alinhar informações de projetos estaduais e municipais.

O presidente da Codessul e prefeito do município de Piquet Carneiro, Bismarck Bezerra, apresentou as preocupações dos gestores e solicitou apoio dos órgãos estaduais nas tomadas de decisão. Segundo ele, a região historicamente sofre com a ausência de chuvas, e o cenário do El Niño tem aumentado a preocupação da população. O objetivo é integrar os municípios com os órgãos estaduais para alinhar estratégias que possam ajudar a população.

O titular da SRH, Robério Monteiro, propôs a criação de um grupo com representantes de todos os municípios associados para reunir informações e auxiliar na execução das ações. A ideia é evitar que o trabalho seja duplicado, unindo forças em áreas como Recursos Hídricos, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente e Defesa Civil.

O presidente da Funceme reconheceu o cenário complicado para 2024, mas assegurou que o Estado tem se antecipado para buscar reduzir as dificuldades previstas. Em parceria com a SRH, eles planejam realizar visitas aos municípios para conversar com a população e apresentar as ações que estão sendo tomadas, buscando tranquilizar a população e tornar as medidas mais eficazes.

As autoridades presentes na reunião definiram que a primeira reunião do grupo criado acontecerá no município de Senador Pompeu, ainda no mês de janeiro. O secretário executivo de planejamento e gestão interna da SRH, Ramon Rodrigues, afirmou que o principal objetivo é garantir a segurança hídrica de todos e mostrar para a população que estão trabalhando nisso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo