Roda de conversa na Vila da Música discute a influência das músicas de terreiro no combate à intolerância religiosa

No próximo dia 22 de janeiro, a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE) e o Instituto Dragão do Mar (IDM) realizará uma roda de conversa com o tema “A influência das músicas de terreiro no combate à intolerância religiosa”. O evento, que será gratuito e aberto ao público, é uma forma de promover o diálogo sobre um tema relevante, especialmente em referência ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado no dia 21 de janeiro.

O debate contará com a presença do professor Thiago Florencio, Mãe Brígida, e Josué Farias, representantes de religiões de matriz africana. A intenção é proporcionar um espaço inclusivo para todas as pessoas interessadas em contribuir para o combate à intolerância religiosa.

No Brasil, o dia 21 de janeiro é marcado pela luta da ialorixá baiana Gildásia dos Santos, conhecida como Mãe Gilda, uma líder religiosa e ativista social que sofreu perseguições devido à sua religião. Após passar por ataques físicos e verbais, Mãe Gilda faleceu no dia 21 de janeiro de 2000, tornando-se um marco nacional na luta contra a intolerância religiosa.

Os palestrantes convidados para a roda de conversa incluem Thiago Florencio, professor adjunto de História Africana, Afro-Brasileira e Indígena na Universidade Regional do Cariri (URCA), Mãe Brígida, Mãe de Santo, atriz e pesquisadora da oralidade Afro-Diaspórica, e Josué Farias, artista e produtor cultural focado na promoção das linguagens artísticas populares e tradicionais originadas nas comunidades e nos terreiros das religiões afro-ameríndias.

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira é o primeiro equipamento da Secult Ceará instalado no interior em parceria com o Instituto Dragão do Mar, e é fruto da colaboração com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel). O evento está marcado para ocorrer na própria Vila da Música, localizada na Av. José Horácio Pequeno, 1366, Belmonte, Crato – CE, às 15h do dia 22 de janeiro.

A roda de conversa é uma oportunidade valiosa para a comunidade participar de um diálogo que visa contribuir para a conscientização e o combate à intolerância religiosa, um tema crucial em um país diverso como o Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo