Helicóptero que caiu em Paraibuna colidiu com vegetação, aponta relatório preliminar do Cenipa

Um relatório preliminar divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) nesta quinta-feira (18) revelou informações sobre a queda de um helicóptero em Paraibuna, no interior paulista. Segundo o relatório, a aeronave colidiu com a vegetação em uma área de mata do município.

O helicóptero, que partiu do Campo de Marte por volta das 13h15 do dia 31 de dezembro com destino a Ilhabela, levava um piloto e três passageiros. No entanto, no dia 12 de janeiro, a Polícia Militar avistou os destroços do helicóptero no meio da mata e iniciou o resgate. Infelizmente, os quatro ocupantes – o piloto Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos; Luciana Rodzewics, de 45 anos; a filha dela, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos; e Rafael Torres, um amigo da família – foram encontrados sem vida.

Durante as buscas, as equipes sobrevoaram a região da Serra do Mar, entre o litoral norte e o Vale do Paraíba, incluindo as cidades de Paraibuna, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Salesópolis e Caraguatatuba. Os destroços do helicóptero foram localizados por meio do Águia 24, da Polícia Militar, após um trabalho de inteligência que delimitou uma área de 12 quilômetros quadrados a partir do sinal dos quatro telefones celulares dos ocupantes.

A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que as investigações do acidente ocorrerão no menor prazo possível, dependendo da complexidade e da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. De acordo com a FAB, a retirada dos destroços é de responsabilidade do explorador da aeronave, conforme a Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986 – Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), Art. 88-Q.

A ocorrência poderá ser acompanhada por meio do Painel Sipaer, disponível para acesso no site do Cenipa. O Cenipa tem como objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas para prevenir futuros acidentes com características semelhantes. Após a conclusão da investigação, o relatório final será publicado no site do Cenipa.

O acidente ainda está sob investigação, e novas informações serão disponibilizadas à medida que a investigação avance.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo