Ministério da Saúde atualiza lista de doenças relacionadas ao trabalho, incluindo covid-19 e transtornos mentais, impactando os trabalhadores brasileiros.

Novas doenças relacionadas ao trabalho são incluídas em lista divulgada pelo Ministério da Saúde em 19 de janeiro de 2024. A medida visa aprimorar políticas de saúde e prevenção de enfermidades entre os trabalhadores. A nova portaria inclui a covid-19 e diversos transtornos mentais, como ansiedade, síndrome de Burnout, depressão, entre outros.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) tem monitorado casos de doenças relacionadas ao trabalho, a fim de oferecer assistência e vigilância a toda a população trabalhadora, independentemente do setor e forma de trabalho. Entre as ações prioritárias estão a avaliação das doenças relacionadas ao trabalho, a educação em saúde do trabalhador e a inspeção dos ambientes de trabalho.

Além disso, a Sesa tem promovido atividades de promoção à saúde dos trabalhadores, incluindo ginástica laboral e escuta psicológica com colaboradores. A pandemia de covid-19 potencializou alguns transtornos mentais, especialmente entre os profissionais de saúde.

A portaria do Ministério da Saúde incluiu a covid-19, o que levou a um total de 10.244 casos de adoecimento por covid-19 registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação desde o início da pandemia. Tais dados são essenciais para o poder público traçar estratégias eficientes que minimizem os registros de adoecimento relacionados ao trabalho.

É crucial que os profissionais de saúde estejam preparados para identificar e notificar adequadamente as possíveis causas das patologias relacionadas ao trabalho. Os dados notificados nas unidades do SUS no Ceará são consolidados semanalmente pela Sesa para embasar o planejamento de políticas públicas de saúde regionalizadas.

A inclusão de novas doenças na lista de enfermidades relacionadas ao trabalho representa um passo importante para a proteção da saúde dos trabalhadores. A Sesa está comprometida em oferecer assistência e vigilância eficazes, visando garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis para toda a população trabalhadora do estado do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo