Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário promove atividades em “Janeiro Branco” para cuidados com a Saúde Mental

No dia 19 de janeiro de 2024, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização promoveu uma mesa temática sobre “Cuidados em Saúde Mental” com o intuito de realizar atividades ligadas ao bem-estar emocional e conscientizar as pessoas sobre a importância do autocuidado. A iniciativa faz parte da campanha “Janeiro Branco” e teve a participação do enfermeiro Michell Ângelo Marques Araújo – UFC, da terapeuta holística Joana Célia Borges Sousa – NUSEP/SAP e do educador físico Ricardo Colombo- COESP/SAP.

O encontro foi direcionado aos servidores do sistema prisional e contou com a orientação dos palestrantes sobre a necessidade de dar atenção às questões relacionadas à saúde mental e emocional como forma de prevenir danos futuros. Segundo os organizadores, a falta de atenção nesse aspecto influencia o aparecimento de outros males físicos e psicológicos.

Além disso, nos próximos dias os profissionais terão oficinas de beleza e autoestima, como argiloterapia, corte e escova, sobrancelha e maquiagem, além de atividades integrativas como massoterapia, reflexologia, ventosaterapia, biomagnetismo e auriculoterapia.

As unidades prisionais também irão contar com rodas de conversas sobre o “Cuidado em Saúde Mental” e práticas integrativas.

A coordenadora do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário, Cristiane Lima, comentou sobre a importância da iniciativa. Ela ressaltou a necessidade de estar atento aos sinais e sintomas como depressão, ansiedade e pânico, que poder ser identificados através do autoconhecimento.

O professor e enfermeiro Michell Ângelo, da Universidade Federal do Ceará, parabenizou a iniciativa da secretaria e destacou que a campanha inicia em janeiro por ser o início do ano, representando uma página em branco do ano 2024.

Por fim, a colaboradora da secretaria de administração penitenciária e ressocialização, Paula Rattacaso, falou sobre a importância do autocuidado e como a palestra mostrou várias opções de cuidar do corpo e da mente.

A ação foi elogiada por todos os participantes, que acreditam que iniciativas como essa ajudam a promover a saúde mental e emocional dos servidores, essenciais para um bom desempenho no ambiente de trabalho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo